Duarte, Marina2021-12-212021-12-212021Duarte, M. (2021). Perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superior. Em P. A. Cavalcanti (Ed.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas: Vol. III (pp. 205–216). Editora Artemis. https://doi.org/10.37572/EdArt_15122146019978-65-87396-46-0http://hdl.handle.net/10400.22/19171Na viragem do século XXI, a Europa procurava fatores diferenciadores na economia global, apostando no conhecimento como meio para se tornar mais competitiva. Isso conduziu ao Processo de Bolonha, à criação do Espaço Europeu de Ensino Superior e à consciencialização da necessidade de uma mudança de paradigma educativo, que deixaria de estar centrado no ensino para passar a estar centrado na aprendizagem e no estudante. Isso requeria uma maior responsabilização do estudante, enfatizando a importância da autonomia na aprendizagem, não só como uma competência a desenvolver, mas também como meio para atingir uma aprendizagem eficaz, e preparar os estudantes para fazerem frente aos desafios da sociedade atual, em constante e rápida mudança, tornando-os cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos. Reconhecendo que este é um processo que se tem revelado longo e de difícil concretização, e que os estudantes têm de ser parte integrante desta mudança, com este estudo procuram-se perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem dos estudantes a partir de sentidos e finalidades que estes lhes atribuem. Para isso, recorreram-se a entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo, podendo-se concluir que estes estudantes têm um entendimento implícito das condições necessárias para uma aprendizagem com autonomia mais efetiva, percebendo-se, várias esferas de ação tempo/espaço que se podem configurar como promotoras da autonomia, emergindo a instituição de ensino superior como um espaço privilegiado, com potencial para a criação de um contexto de oportunidades e incentivos.porAutonomia na aprendizagemEnsino superiorAprendizagem autodirigidaProcesso de BolonhaPerspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superiorbook part10.37572/EdArt_15122146019