Graça, VâniaQuadros-Flores, PaulaRaposo Rivas, ManuelaRamos, Altina2021-09-132021-09-132021Graça, V.; Quadros-Flores, P.; Raposo-Rivas, M.; & Ramos, A. (2021). As TIC na formação inicial de educadores e professores. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 20(1), 27-37.1695-288Xhttp://hdl.handle.net/10400.22/18361A Competência Digital dos educadores e professores é cada vez mais convocada para a renovação das práticas educativas, pelo que urge preparar futuros docentes para uma escola integrada na sociedade digital. Este estudo tem como propósito conhecer a opinião de futuros docentes relativamente aos seus saberes e uso de tecnologias educativas nas práticas educativas para identificar fatores inibidores e propulsores do uso de tecnologia digital. O presente artigo surge no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Trata-se de um estudo quantiqualitativo cujos dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, no ano letivo de 2017/2018, com questões abertas e fechadas, aplicado em três instituições de Ensino Superior Público, responsáveis pela formação inicial docentes, duas do Norte de Portugal e uma do Norte de Espanha. Neste artigo, tratamos alguns dados relativos a 111 estudantes portugueses em formação inicial de professores, recorrendo a uma abordagem estatística descritiva. A informação obtida permite-nos concluir que existem fatores que inibem a integração de recursos digitais nas práticas educativas e outros impulsores de tais práticas. Esperámos contribuir para uma reflexão sobre o uso das TIC na formação inicial docente.porTecnologia da Informação e da ComunicaçãoFormação Inicial de professoresPrática Educativa Supervisionada (Praticum)As TIC na formação inicial de educadores e professoresjournal article10.17398/1695-288X.20.1.27