Paulo, Filipe de Faria PachecoRibeiro, Rúben André Luís2023-12-202023-12-202023-11-14http://hdl.handle.net/10400.22/24304Os últimos anos têm registado um elevado crescimento da atividade bancária associado à evolução tecnológica na área. A par desta transformação digital, as entidades bancárias têm tentado proporcionar aos seus clientes processos de crédito cada vez mais automatizados. A pressão exercida pela concorrência existente na área de crédito incentiva os bancos a inovarem os seus processos recorrendo a tecnologias cada vez mais eficientes que permitam diminuir os tempos de espera do cliente e maximizar os lucros das entidades bancárias. O foco principal deste trabalho é implementar um sistema de gestão de incumprimento de propostas que permita á entidade bancária uma reação mais eficiente à alteração de condições dos seus clientes e diminuir as situações de incumprimento. Um dos resultados pretendidos para este projeto é o desenvolvimento de um produto capaz de analisar um perfil de um cliente e um conjunto de dados de um processo e calcular o risco de incumprimento desse crédito. Com este produto, espera-se aumentar a fiabilidade dos processos da entidade bancária, levando a uma diminuição dos casos de incumprimento que ocorrem na entidade bancária, através de respostas mais rápidas e mais acertadas por parte da entidade bancária para a necessidade de renegociação das condições contratuais.porIncumprimentoCréditoAnálise de DadosSistema para monitorização de propostas de crédito após desembolsoMonitoring System for Disbursed Credit Proposalsmaster thesis203414519