Malbos, Alan Nehemias AnastacioLima, Joao Paulo Cardoso deSilva, Juarez Bento daAlves, Gustavo R.Rochadel, Willian2017-03-072017-03-072014http://hdl.handle.net/10400.22/9559Neste artigo os autores demonstram a implementação e a importância de uma aplicação de Realidade Aumentada para simulação de experimentos através de dispositivos moveis, apresentando o aplicativo do RExLab - UFSC. A popularização de dispositivos móveis concede um alcance maior de usuários, tais como estudantes de educação básica, os quais são o enfoque deste trabalho. Utilizando os conceitos de computação ubíqua e experimentação, e relatado o desenvolvimento de aplicações interativas e dinâmicas de aprendizado, propondo a experimentação através da Realidade Aumentada como suporte ao ensino de conceitos científicos. Além disso, o sistema operacional alvo e softwares de implementação são de código aberto, de maneira a reduzir os custos e facilitar o desenvolvimento.porExperimentação remotaEnsino de físicaMobile LearningDispositivos MóveisRealidade AumentadaSimulação de experimentos em realidade aumentada móvelconference object