Graça, Vânia Gabriela DiasFigueiredo, Margarida MAria Aguiar Barbieri deTorres, Marisa Cruz2024-09-092024-09-0920242024http://hdl.handle.net/10400.22/25939O relatório apresentado pretende espelhar o percurso pedagógico desenvolvido no decurso da Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, que possibilita a obtenção do grau de mestre nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este documento considera-se basilar no desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente de perfil duplo, visto que se apresenta à luz da construção crítico-reflexiva das ações promovidas de forma fundamentada, assente na Metodologia de Investigação-Ação. Evidencia-se a relevância da formação de docentes detentores de perfil duplo, sendo essencial que adotem práticas com visões global e integral da educação, percecionando-a como um processo contínuo. Assim, a mestranda procurou desenvolver práticas educativas sob um paradigma socioconstrutivista e da Metodologia de Trabalho de Projeto, articulando com os documentos orientadores curriculares vigentes e referenciais teóricos inerentes à prática educativa. Ademais, procurou-se promover o trabalho colaborativo e o envolvimento das famílias e comunidade educativa que se revelaram aspetos ricos para as práticas e vivências com as crianças, no que respeita aos benefícios para o desenvolvimento das mesmas. Ainda, permitiram à mestranda o desenvolvimento de saberes profissionais e pessoais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida e do processo de construção de identidade profissional.The report presented here is intended to reflect the pedagogical path developed during the Supervised Educational Practice, included in the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, at the Education School of Porto, which makes it possible to obtain a Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. ln this sense, this document is considered fundamental to the personal and professional development of the future dual-profile teacher, as it is presented in the light of the critical­reflective construction of the actions promoted in a reasoned manner, based on the Action Research Methodology. lt highlights the importance of training dual-profile teachers, as it is essential that they adopt practices with a global and integral vision of education, perceiving it as a continuous process. Thus, the master's student sought to develop educational practices under a socioconstructivist paradigm and the Project Based Learning, articulating with the current curricular guiding documents and theoretical references inherent to educational practice. ln addition, we sought to promote collaborative work and the involvement of families and the educational community, which turn out to be rich aspects for the practices and experiences with the children, in terms of the benefits for their development. lt also allowed the master's student to develop professional and personal knowledge that will be reflected in lifelong learning and in the process of building a professional identity.porPerfil duplo docenteMetodologia de investigação-açãoSocioconstrutivismoFamíliasDual teacher profileAction research methodologySocioconstructivismFamiliesRelatório de Estágio de Marisa Cruz Torresmaster thesis203699807