Bernardino, Susana Jacinta QueirósCorreia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraVilaça, Filomena Sousa2025-01-082025-01-082024-11-25http://hdl.handle.net/10400.22/27047O estágio foi realizado no Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), no âmbito do projeto AgroVila, um marketplace voltado para a agricultura familiar e circuitos curtos. O principal objetivo foi o desenvolvimento de estratégias de comunicação e relacionamento com os clientes, com foco em aumentar a visibilidade e o envolvimento do AgroVila. Entre 30 de outubro e 1 de abril, foi assumida a responsabilidade pela atualização do website, criando conteúdos e utilizando estratégias de SEO para otimizar a presença online. No campo do design e identidade visual, foram desenvolvidos materiais como moodboard, template para PowerPoint, fundo virtual e roll-up, reforçando a imagem do AgroVila. Foi também elaborado o Mapa de Vínculos, uma ferramenta essencial para planear as interações com stakeholders, e criada uma Estratégia de Relação com o Cliente, que envolveu estudo de mercado e análise comparativa de concorrentes, além da definição de ações de fidelização. A gamificação foi explorada para aumentar o engagement dos usuários. No que diz respeito ao modelo de negócio, foram realizados benchmarks para avaliar provedores de serviços de pagamento (PSP), transportadoras e empresas de entrega ao domicílio e pick-up, contribuindo para a definição das soluções logísticas. Inputs valiosos foram fornecidos para o Modelo de Negócio, e a participação em focus groups e reuniões com parceiros proporcionou insights cruciais para o aprimoramento do modelo.Além disso, foram realizadas atas das reuniões, registrando as decisões e avanços do projeto. O estágio permitiu uma compreensão aprofundada dos desafios da gestão de um marketplace agrícola e reforçou as competências em marketing digital, comunicação, design e gestão de negócios, destacando a importância da comunicação constante e da interação com a equipa e parceiros.The internship was carried out at the Center for Organizational and Social Studies at the Polytechnic of Porto (CEOS.PP), as part of the AgroVila project, a marketplace focused on family farming and short food circuits. The main goal was to develop communication and customer relationship strategies, aiming to increase visibility and engagement with AgroVila. From October 30 to April 1, the responsibility for updating the website was taken, creating content and implementing SEO strategies to enhance the online presence. In terms of design and visual identity, materials such as a moodboard, PowerPoint templates, virtual backgrounds, and roll-ups were developed to strengthen AgroVila’s image. A Stakeholder Map was also created, an essential tool for planning interactions with stakeholders, and a Customer Relationship Strategy was developed, involving market research and competitor analysis, as well as the definition of loyalty actions. Gamification was explored to boost user engagement. Regarding the business model, benchmarks were conducted to assess payment service providers (PSPs), carriers, and home delivery and pick-up companies, contributing to the definition of logistics solutions. Valuable inputs were provided for the Business Model, and participation in focus groups and meetings with partners offered crucial insights for improving the model. Additionally, meeting minutes were taken, recording decisions and progress made during the project. The internship provided an in-depth understanding of the challenges in managing an agricultural marketplace and strengthened skills in digital marketing, communication, design, and business management, highlighting the importance of constant communication and interaction with the team and partners.porEstágioAgroVilaMarketplaceComunicaçãoMarketing digital e relação com o clienteInternshipMarketplaceClient relationshipCommunicationDigital marketingRelatório de estágio: projeto AgroVila. A definição de uma estratégia de relação com o clientemaster thesis203771885