Magina, Eugénia da Conceição VieiraAlves, Susana Maria Capitão da SilvaCorreia, Ana Rita Pereira dos Santos2021-03-032021-03-032021-01-25http://hdl.handle.net/10400.22/17257A avaliação e diagnóstico precoce de Perturbações de Desenvolvimento da Linguagem (PDL) ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala. Na prática clinica observa-se a necessidade de ter presentes as características linguísticas e cognitivas de crianças com PDL para a avaliação e diagnóstico diferencial. Igualmente importante é conhecer os respetivos marcadores clínicos pois são uma fonte de informação valiosa para o estabelecimento de um diagnóstico preciso. A fim de definir linhas orientadoras para a avaliação e diagnóstico precoce de PDL, é necessário esclarecer o seu conceito, identificar as características linguísticas e os marcadores clínicos específicos deste grupo. Para tal, recorreu-se à revisão da literatura e à consulta de um Focus Group de terapeutas da fala especialistas em Perturbações da Linguagem na Criança. Através de análise de conteúdo procedeu-se ao cruzamento de dados obtidos, identificando a informação essencial a ser recolhida na avaliação. Além disso, categorizaram-se os marcadores clínicos que caracterizam a forma, o conteúdo e o uso da linguagem da criança com PDL, bem como as competências cognitivas ao nível da perceção, atenção e funções executivas. Obteve-se um Guia de Referência no Diagnóstico Diferencial de PDL onde estes resultados foram organizados de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala.porPerturbações do Desenvolvimento da LinguagemAvaliaçãoDiagnóstico DiferencialLinhas OrientadorasMarcadores ClínicosLinhas Orientadores para Avaliação e Diagnóstico Precoce de Perturbações do Desenvolvimento da Linguagemmaster thesis202641570