Cruz, MárioCosta, AntónioFlores, PaulaDuarte Oliveira, SuzetteSilva, Paulo2019-05-212019-05-212019http://hdl.handle.net/10400.22/13763O fenómeno da pós-globalização, que se tem feito sentir a uma larga escala na sociedade, traz consigo con- sequências sociais, políticas, económicas e culturais e exige um grande esforço de toda a comunidade para uma adaptação às novas exigências que acarreta. É neste contexto que surge o projeto CLIL4U, tendo como principal objetivo potenciar este diálogo de culturas desde uma idade precoce através de um processo de ensino-aprendizagem de língua e conteúdos integrados. Neste artigo, apresentaremos o projeto e seus pres- supostos, consecução e avaliação. Utilizando uma metodologia de índole etnográfica e maioritariamente qualitativa, focaremos a nossa atenção nas representações que alunos, professores e encarregados de edu- cação têm da implementação do projeto e sua monitorização.Os resultados mostram que os projetos CLIL (Content and Language Integrated Learning) podem ser uma mais-valia para instituições do 1o Ciclo do Ensino Básico, no que concerne a construção de um ensino centrado na aprendizagem pró-ativa de conteúdos.porEnsino-aprendizagem de língua e conteúdos integradosDidáctica de línguasEnsino de inglêsEnsino BásicoO projeto CLIL4U: implementação, monitorização e avaliação de um projeto de ensino bilinguejournal article0.22169/revint.v14i31.1530