Santos, Joana Carvalho dosPinto, AnaSimões, Ana CristinaDomingues, Ana Raquel Marques2023-01-182023-01-182022-12-02http://hdl.handle.net/10400.22/21639A automatização e a transformação digital têm caudado um impacto significativo na sociedade implicando o aumento das competências e qualificações dos trabalhadores. A Agência europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho refere como estratégia a existência de um sistema educativo e formação adaptada para os trabalhadores. O objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar soluções digitais/tecnológicas que visem melhorar a aquisição de competências digitais e a interação do humano com a tecnologia no contexto do trabalho, promovendo a segurança e saúde dos trabalhadores, através de uma revisão sistemática da literatura. Esta revisão segui a metodologia PRISMA Scoping review. Com a análise dos estudos, foi possível verificar que a maioria teve como objetivo a criação de ambientes de aprendizagem com a componente prática de simulação, sendo a Realidade Virtual a mais utilizada para a aquisição de competências digitais. Constatou-se ainda a necessidade de competências digitais complexas por parte dos participantes dos estudos, devido à sua interação com tecnologias. O presente estudo permitiu demonstrar que as tecnologias digitais são uma forma eficaz para a formação dos trabalhadores, destacando a sua importância na atualização de conhecimentos e aquisição de competências, para permanência no mercado de trabalho e sucesso das organizações.porCompetências digitaisTecnologiaFormaçãoInteração humano-robôIndústria 4.0Competências digitais nos locais de trabalho: uma revisão sistemática da literaturamaster thesis203153227