Mota, Álvaro Samuel Guimarães daBarros, ManuelaMagalhães, Elisabete Cristina Nogueira2018-09-052018-09-052018-07-20http://hdl.handle.net/10400.22/11890A presente reflexão escrita assiste ao Projeto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística da Esmae, com o título Grau Zero, um corpo que espera, pesquisa que centrou-se na imobilidade e no silêncio, tendo como principais orientadores de improvisação a espera e a atenção aos movimentos microscópicos ou não imediatamente visíveis do corpo do intérprete. A escuta e a reação a essa escuta. Este trabalho partiu de uma série de improvisações cruzadas com conversas orientadas pós ensaio, acompanhada de trabalho de vídeo para registo e para ficção, de forma a culminar numa apresentação pública. O texto dá relevo ao processo criativo descrito e discutido, semana a semana. Num primeiro momento abordo as questões que me levaram a fazer esta criação, passando por alguns nomes reconhecidos da história da dança e num segundo momento passo para uma análise das sessões práticas de improvisação e ensaios, em diálogo com o pensamento de alguns filósofos, acabando por rematar com um campo de questões que levanto acerca da minha experiência enquanto coreógrafa neste trabalho de pesquisa criação, assim como possíveis ramificações deste trabalho no futuro. Com este documento anexam-se algumas imagens fotográficas e videográficas para melhor entendimento da leitura.The present written writing is related with the Master Project in Performing Arts, specialization in Interpretation and Artistic Direction of Esmae, named Grau Zero, a body that waits, a research that focused on the immobility and silence, having as main guides of improvisation: waiting and the attention to the microscopic movements immediately visible or not of the body of the performer. The listening and the reaction to that listening. This work was based on a series of cross-improvisations with post-essay-oriented conversations, accompanied by video work for recording and for fiction, so that it comes together in a public presentation. The text gives prominence to the creative process described and discussed, week after week. In a first moment I approach the questions that led me to give birth to this creation, passing through some recognized names of the history of the dance and in a second moment I move on to an analysis of the practical sessions of improvisation and rehearsals, in dialogue with the thought of some philosophers ending up to deal with a field of questions I raise about my experience as a choreographer in this work of creation-research, as well as possible ramifications of this work in the future. Together with this document enclosed there are some photographic and video graphic images for a better understanding of the reading.porÀ esperaCorpoImobilidadeSilêncioAwaitingBodyImmobilitySilenceGrau zero, um corpo que esperamaster thesis201957752