Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraBatista, Paula Maria FazendeiroGraça, Amândio Braga Santos2019-01-282019-01-282016http://hdl.handle.net/10400.22/12763A globalização veio provocar alterações profundas nas estruturas das sociedades contemporâneas e, concomitantemente, na expressão e teorização da identidade. O presente estudo traz a debate os desafios colocados à (re)construção da identidade do professor, que se deslocou de um nível de não reflexividade para um metanível de atividade reflexiva e crítica, pondo em tensão a unidade e a continuidade da identidade, nas dimensões individual e coletiva, de onde pode emergir o sujeito da transformação social. Tratando-se de um processo interativo de (re)construção de sentido, a identidade do professor não dispensa a prática comunicacional e requer um pensamento reflexivo crítico e uma intervenção ativa, que depende do envolvimento do professor e está relacionado com o profissionalismo e a competência profissional.porIdentidadeIdentidade profissionalComunidade de práticaA identidade do professor: desafios colocados pela globalização*journal article10.1590/S1413-24782016216520