Miranda, António2017-08-012017-08-012014978-972-8969-06-6http://hdl.handle.net/10400.22/10165Um projeto de investigação no campo do Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos exige momentos de permanente reflexão e questionamento crítico, assim como de consciencialização sobre os problemas e necessidades que emergem da co-construção do conhecimento sobre a realidade. O objetivo desta comunicação é dar a conhecer o projeto de investigação “Transformar a Comunidade em Vitória”, o qual foi desenvolvido na freguesia da Vitória, na cidade do Porto, no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória (CSPNSV), nas respostas sociais Lar, Centro de Dia (CD), Centro de Convívio (CC) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Tendo em conta a metodologia de Investigação-Ação Participativa (IAP), esta investigação procurou melhorar as condições e a qualidade de vida dos atores sociais e teve como grande referência a Educação Social numa dimensão de Educação para a Cidadania, uma vez que potenciou a reflexão e o questionamento crítico dos participantes sobre os seus problemas e, posteriormente, de forma autónoma, permitiu que estes se organizassem para lhes dar resolução. Tratando-se de um projeto de Desenvolvimento Comunitário de Educação de Adultos, pretendeu-se envolver as pessoas e a comunidade na mudança, ou seja, na resolução dos problemas pessoais, institucionais e locais, apelando sempre à participação da comunidade envolvente e colocando a tónica no “empowerment”, procurando a transformação pessoal dos envolvidos e da comunidade.porEducação SocialCidadaniaEducação ao Longo da VidaDesenvolvimento ComunitárioInvestigação-Ação ParticipativaA Educação Social na Construção de uma Cidadania Ativa e Participativa na Terceira Idadejournal article