Barahal, Jed AnthonyChuaqui, VicenteChvets, OxanaMarinho, FernandoCoelho, Inês Margarida Abreu2021-01-282021-01-282021-01-20http://hdl.handle.net/10400.22/16775No âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.As part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, the first two chapters of this monograph are dedicated to activities undertaken in the context of a professional internship at the Conservatory of Music of Porto, in the subjects of Cello, secondary-level String Orchestra Cello and Double Bass Sectionals and String Orchestra and describe the educational institution where it took place. The third chapter, however, is dedicated to the Research Project, which explores pedagogical strategies that aim to contribute to improving the performance of cello teachers when faced with the situation of instructing visually impaired students.porViolonceloDeficiência visualEstratégias pedagógicasEnsino da músicaCelloVisual impairmentPedagogical strategiesMusic teachingEstratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundáriamaster thesis202595838