Macedo, Ana CristinaFernandes, Marília Silva2016-10-102016-10-1020162016http://hdl.handle.net/10400.22/8537O Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende ser um reflexo da prática educativa realizada e um contributo para a formação pessoal e profissional da mestranda, caracterizando-se por uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A revisitação e a análise refletida da ação, e das opções didático-pedagógicas que a orientaram, permitiram traçar um percurso para a melhoria das práticas educativas, determinante para o desenvolvimento da identidade docente. Desta experiência, salienta-se, por um lado, o trabalho realizado em par pedagógico, em todos os momentos do ciclo da supervisão, que potenciou momentos de debate e de reflexão – e, consequentemente, uma prática informada, criativa e rigorosa, fundamentada em princípios e valores partilhados. Por outro lado, destaca-se também a influência da filosofia do Movimento da Escola Moderna na conceção e implementação da Prática Educativa Supervisionada (PES), o que contribuiu ainda para a valorização da colaboração entre todos os atores envolvidos neste palco que é a ação educativa. Ao longo da PES, o par pedagógico privilegiou situações de ensino e de aprendizagem que favorecessem a cooperação e a comunicação bem como atividades que adequadas às necessidades do contexto educativo e aos interesses das crianças, baseada numa relação horizontal entre professores e alunos. Deste modo, a PES, sustentada num exercício de constante articulação entre teoria e prática, constituiu uma oportunidade de experienciar os desafios da docência e de compreender como é que esta pode concorrer para uma sociedade mais justa, livre e democrática.The Training Report prepared under the Masters in Teaching in Basic Education - Primary and Lower Secondary Education, aims to be a reflect on the conducted educational practice and a contribution to the personal and professional development of this graduate student, being characterized by a critical, reflective and investigative attitude. The revisitation and reflected analysis on the action and on the didactic and pedagogical options that guided it, allowed tracing a path to improve educational practices, crucial for the development of teaching identity. From this experience, one is to stress, on the one hand, the work done in the form of teaching couple, at all times of the supervision cycle, which potentiated moments of debate and reflection - and thus an informed, creative and accurate practice, based on shared principles and values. On the other hand, one also highlights the influence of the Modern School Movement philosophy in the design and implementation of the Supervised Educational Practice (SEP), which also contributed to the enhancement of cooperation among all players involved in the stage that is the educational act. Along SEP, the teaching couple favoured teaching and learning situations that would promote cooperation and communication as well as appropriate activities to attend the needs of the educational context and the best interests of the children, based on an horizontal relationship between teachers and students. Thus, founded on an exercise of constant articulation between theory and practice, provided an opportunity to experience the challenges of teaching and to understand how this can contribute to a truly free, fair and democratic society.porPrática educativa supervisionadaformação pessoal e profissionalcooperaçãoMovimento da Escola ModernaSupervised Educational Practicepersonal and vocational trainingcooperationModern School MovementRelatório de EstágioO que é preciso é criar desassossegomaster thesis201273276