Silva, ArmandoPeres, PaulaOliveira, LinoJesus, Ângelo2021-11-222021-11-222017-05Silva, A., et al. (2017). Utilização do vídeo na flipped classroom e no b-e learning. Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017. U. d. Minho. Braga - Portugal.978-989-97374-7-1http://hdl.handle.net/10400.22/18927A produção de conteúdos em formato vídeo para contextos de aprendizagem requer um conjunto de competências técnicas e pedagógicas específicas. Neste trabalho e no âmbito das especificidades técnico-formais do vídeo, destacamos o papel fundamental desempenhado pela linguagem específica do vídeo e pela escolha do plano-enquadramento adequado a cada tipologia de vídeo. No âmbito das especificidades pedagógicas do uso do vídeo, quer em contextos de aprendizagem online - plataformas de EaD, e-b-Learning e MOOC -, quer em contextos de aprendizagem em Flipped Classroom, é fundamental que o conteúdo do vídeo seja suficientemente claro, objetivo e preciso, e, ainda, tem que prever todas as situações de dúvidas que possam surgir ao aluno durante o visionamento do vídeo, por forma a colmatar eficazmente a falta de apoio do professor ou tutor em tempo real. Tendo o vídeo, enquanto meio de comunicação e difusão de conteúdos, uma linguagem própria e específica, cujo conhecimento e aplicação é imprescindível para se atingir quer os objetivos pretendidos quer uma comunicação eficaz, apresentamos neste trabalho uma taxonomia para o uso pedagógico do vídeo, que cruza as diferentes tipologias de vídeo mais utilizadas nas plataformas de e-b-Learning com os enquadramentos de planos da escala de planos.porVídeoPlano de vídeoEscala de planos de vídeoTipologias de vídeoFlipped classroome-Learningb-LearningMOOCUtilização do vídeo na flipped classroom e no b-e learningconference object