Couto, Alberto Manuel Carneiro do2014-10-222014-10-221996http://hdl.handle.net/10400.22/5090O sistema educativo desenvolveu-se em tomo de um pilar central - o livro. Só a sua fácil reprodução, com a descoberta da imprensa tomou verdadeiramente possível o aparecimento de comunidades de aprendizagem. A prioridade da escolarização f deveria ser então desenvolver a capacidade de leitura/compreensão, assim como a consequente capacidade da expressão escrita. Além de representar a via de acesso ao conhecimento, esta competência forma a capacidade de estruturar o pensamento. A massificação do ensino, característica das sociedades democráticas, condicionada por critérios de rendibilidade, traduz-se num crescente insucesso escolar e num aumento do analfabetismo funcional. Esta aparente incapacidade do sistema educativo em responder às necessidades da sociedade da informação em que actualmente vivemos traduz-se numa dificuldade cada vez maior não só em estruturar o pensamento mas também em construir as narrativas de representação e relacionamento de conhecimentos. Os mass media, com a atracção que representa a 1 sua face multimédia são frequentemente apontados como causa das actuais dificuldades. Pensamos que eles são, sobretudo, a nova forma de leitura e o novo suporte da informação. As TIC, construídas em tomo de um elemento central, o computador, são não só uma forma interactiva de representação e construção de conhecimentos, como são ainda, e especialmente, a porta de acesso às redes neuronais de um verdadeiro "cérebro planetário". As novas comunidades de aprendizagem deixam assim de estar limitadas ao espaço físico da sala de aula. Tomando-se virtuais, formam-se e modificam-se em resposta às necessidades e solicitações dos seus membros.porContributo para o desenvolvimento das T.I.C. na educação para a sociedade da informaçãomaster thesis