Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daNunes, Luís Miguel Pereira2021-03-162021-03-162021-01-27http://hdl.handle.net/10400.22/17517A internacionalização tem um impacto direto no desempenho das empresas, ao tornar o mercado cada vez mais global, por um lado introduz uma concorrência mais intensa e por outro incute a possibilidade de explorar mercados mais profundos, com um potencial superior para alavancar os resultados operacionais. Estas evidências não podem de todo ser descoradas pelas entidades presentes no setor do mobiliário, devendo estas proceder a ajustes nas suas estratégias de atuação, tendo em vista a maximização dos benefícios retiradas desta generalizada internacionalização dos mercados. Esta dissertação apresenta um objetivo basilar que consiste na tentativa de evidência das estratégias e processos adotados pelas empresas do setor do mobiliário no momento de procederem a movimentos de internacionalização das suas atividades. De forma a obter respostas explicativas, foi realizado um estudo de casos com quatro entidades, 1 associação empresarial e 3 empresas, presentes no setor da região de Paços de Ferreira: “Associação Empresarial de Paços de Ferreira”, “Pigmento Colorido”, “Topo Mobiliário” e “Móveis Ld-Mobiliário de Interiores”. Após ser efetuada uma contextualização teórica através de uma revisão de literatura, e de um diagnóstico do setor com o levamento de dados explicativos procedeu-se à realização de entrevistas com as respetivas entidades, na tentativa de obter evidências pertinentes relativamente ao processo de internacionalização do setor do mobiliário. Os resultados obtidos com a investigação permitiram perceber que o nível de internacionalização do setor é ainda bastante moderado, com um reduzido número de atividades internacionalizadas até ao momento por parte das empresas. Contudo, foi notório que as empresas conseguiam rapidamente perceber os principais desafios e benefícios que poderiam retirar de uma atuação internacional. Para além disto, foi possível perceber a importância que neste panorama os parceiros e a fidelização dos clientes assumem, sendo possível obter um mapeamento do processo de internacionalização bem como um conjunto de constatações de extrema pertinência para o estudo.Internationalization has a direct impact on the performance of companies, by making the market increasingly global, with more intense competition and the possibility of exploring deeper markets, with a higher potential to leverage operating results. These evidences cannot be completely discouraged by the entities present in the furniture sector, and they must make adjustments to their operating strategies, with a view to maximizing the benefits derived from this generalized internationalization of the markets. This dissertation presents a basic objective that consists of trying to evidence the strategies and processes adopted by companies in the furniture sector when making internationalization movements in their activities. In order to obtain explanatory answers, a case study was carried out with four entities, 1 business association and 3 companies, present in the sector of the Paços de Ferreira region: “Business Association of Paços de Ferreira”, “Pigmento Colorido”, “Topo Mobiliário”and“ Móveis Ld-Mobiliário de Interiores ”. After a theoretical contextualization is carried out through a literature review, and a diagnosis of the sector with the collection of explanatory data, interviews will be conducted with the respective entities, in an attempt to obtain relevant evidence regarding the internationalization process. the furniture sector. The results obtained with the investigation allowed us to realize that the level of internationalization in the sector is still quite moderate, with a small number of internationalized activities so far by companies. However, it was clear that companies were able to quickly realize the main challenges and benefits they could derive from international operations. In addition, it was possible to perceive the importance that partners and customer loyalty assume in this panorama, making it possible to obtain a mapping of the internationalization process as well as a set of extremely relevant findings for the study.porMobiliárioProcesso de internacionalizaçãoEstratégiaMercado internacionalFurnitureInternational marketInternationalization processStratagiesEstratégias e processo de internacionalização do setor do mobiliário: estudo de caso das empresas de Paços de Ferreiramaster thesis202666522