Teixeira, Maria Cândida MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesFérias, Ana Rita MoutinhoGomes, Beatriz Almeida2023-11-152023-11-1520232323http://hdl.handle.net/10400.22/23908A elaboração do presente Relatório de Estágio espelha o processo de formação docente de perfil duplo. Assim, este documento almeja apresentar todo o percurso de construção da identidade profissional perscrutado ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, presente no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, com vista à obtenção do grau Mestre, de acordo com o Decreto-Lei (DL) 79/2014 (2014). Deixa transparecer saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, basilares para uma atitude ética e para o desenvolvimento de uma prática assente na evidência científica e pedagógica. Regidas pelo contributo da metodologia de Investigação-Ação, as ações apresentadas assumem um caráter cíclico baseado nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, no qual a futura docente preconizou a adoção de uma postura observadora, indagadora e crítica, objetivando a planificação inclusiva e práticas significativas, promotoras de aprendizagens holísticas e do envolvimento das famílias e da comunidade. Concomitantemente, a conceptualização da criança como o núcleo do processo de ensino e de aprendizagem, no qual a aprendizagem pela descoberta, se revelou a chave do “aprender a aprender” e da passagem do saber para o saber fazer. Por conseguinte, consagrou-se um espaço revelador de análise, descrição, fundamentação e reflexão das práticas pedagógicas concretizadas em ambos os contextos educativos, nas quais o trabalho colaborativo se revelou a força motriz para a construção de ações pedagógicas adequadas a cada criança.The formulation of this Internship Report reflects the dual profile teacher education process. This document aims to present the entire path of construction of the professional identity scrutinized throughout the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, present in the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, with a view to obtaining the Master's degree, according to DL 79/2014 (2014). It reveals scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge, which are fundamental for an ethical attitude and for the development of a practice based on scientific and pedagogical evidence. Governed by the contribution of the Action Research methodology, the actions presented assume a cyclical character based on the processes of observation, planning, action, reflection and evaluation. Therefore, the future teacher advocated the adoption of an observer, inquiring and critical posture, aiming at inclusive planning and meaningful practices, promoting holistic learning and the involvement of families and the community. Simultaneously, the conception of the child as the core of the teaching and learning process, in which learning through discovery proved to be the key to "learning to learn" and to the transition from knowing to doing. Accordingly, a revealing space of analysis, description, foundation and reflection of the pedagogical practices concretized in both educational contexts was distinguished, in which the collaborative work proved to be the driving force for the construction of pedagogical actions adequate to each child.porCriançaPrática educativa supervisionadaAprendizagens holísticasConstrução da identidade profissionalTrabalho colaborativo e cooperativoChildSupervised educational practiceHolistic learningBuild of professional IidentityCollaborative and cooperative workRelatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Beatriz Almeida Gomesmaster thesis203394348