Escudeiro, Paula Maria de Sá OliveiraBarata, Ana Margarida Sousa Júlio MendesRIBEIRO, MARTA MARIA MOREIRA2025-11-192025-11-192025-10-17http://hdl.handle.net/10400.22/30988A presente dissertação apresenta o desenho, desenvolvimento e avaliação de uma aplicação de Realidade Virtual gamificada para apoio à formação em enfermagem. O trabalho envolveu a análise de requisitos, desenho da solução, implementação e avaliação da aplicação junto de utilizadores, com o objetivo de promover aprendizagem prática em contexto seguro e controlado. A avaliação foi realizada através de um questionário online (Microsoft Forms) e do Quantitative Evaluation Framework (QEF), considerando três dimensões principais: Funcionalidade, Experiência de Jogo e Qualidade Técnica. Os resultados evidenciam um elevado índice de qualidade global de 91%, refletindo o equilíbrio entre desempenho técnico, envolvimento do utilizador e imersão na experiência de aprendizagem. Foram identificadas limitações relativas à contagem de tempo, interpretação de questões sobre estímulo e adaptabilidade, bem como restrições na amostra de testes devido à disponibilidade de equipamento e à aprovação ética. O estudo demonstra o potencial da integração de simulação em Realidade Virtual e estratégias de gamificação como ferramentas eficazes para a formação em enfermagem, oferecendo oportunidades para evolução futura, expansão para outros contextos da saúde e melhoria contínua da experiência pedagógica.This dissertation presents the design, development and evaluation of a gamified virtual reality application to support nursing education. The study encompassed requirements analysis, solution design, implementation, and user evaluation, aiming to foster practical learning in a safe and controlled environment. Evaluation was conducted using an online questionnaire (Microsoft Forms) and the Quantitative Evaluation Framework (QEF), considering three main dimensions: Functionality, Game Experience, and Technical Quality. Results demonstrate a high overall quality index of 91%, reflecting a balance between technical performance, user engagement, and immersion in the learning experience. Limitations were identified regarding time tracking, interpretation of stimulation and adaptability questions, and constraints in test sample size due to equipment availability and ethical approval. The study highlights the potential of integrating virtual reality simulation and gamification strategies as effective tools for nursing education, providing opportunities for future development, expansion to other healthcare contexts, and continuous improvement of the pedagogical experience.porRealidade Virtualgamificaçãoenfermagemeducaçãojogos sériosVirtual realityGamificationNursingEducationSerious gamesRealidade virtual no ensino de atos de enfermagem: Da simulação à gamificaçãoVirtual reality in teaching nursing procedures: From simulation to gamificationmaster thesis204034019