Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daCancujo, GuilhermeSilva, RuiMoreira, João Paulo da Costa2020-09-022020-09-022020-07-09http://hdl.handle.net/10400.22/16205Este relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da escola onde decorreu o estágio, através da observação de toda a comunidade escolar, tanto na sua componente meramente letiva, como na sua ação cultural que exerce na cidade. O estágio foi efetuado na Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob a orientação da Prof. Sofia Lourenço e tendo como professores cooperantes o Prof. Guilherme Cancujo e o Prof. Rui Silva. No segundo capítulo está contida uma observação, análise e reflexão do percurso do estágio, combinando um resumo dos conteúdos e aprendizagens adquiridas, tanto através das observações como das planificações e aulas lecionadas. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, que contem duas temáticas. Partindo de um estudo profundado e de design metodológico de âmbito qualitativo procedeu-se a uma análise do livro dos Estudos op. 299 e do tratado op. 500 de Carl Czerny. Esta análise pretende ter uma visão sobre este volume de estudos para piano, no sentido de entender a sua estruturação, bem como a sua importância para o ensino e pedagogia pianística do piano de C. Czerny, em particular. Segue-se uma investigação mais aprofundada sobre o compositor C. Czerny e sobre o seu tratado op. 500. Tratando-se de um tratado/método, revelou-se nos resultados do estudo da maior importância, abordando a docência de forma aprofundada e interessante, numa linguagem que apesar de ter sido escrito no século XIX, se adequa aos dias de hoje.This internship report is part of the Supervised Teaching curricular unit, inserted in the Master’s Degree in Music Teaching from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. In the first chapter, it is done an observation of the scholar community where the internship is done. This reflection is done through an observation of the school, in his merely pedagogical work, but also in the cultural work that it develops and exerts in the city. In the second chapter is presented an observation, analysis, and reflection of all internship. Combining a resume of the content of learning acquired, evenly through observations and the planning of all lessons that were given. The Internship was done in Escola de Música da Póvoa de Varzim, under the supervision of Professor Sofia Lourenço, with the cooperation of Professor Guilherme Cancujo and Professor Rui Silva. In the third chapter is inserted the research project, which contains two themes. Beginning with a profound study of a method of quality design, it was done an analysis of the book of studies op.299 and the treatise opus 500 by C. Czerny. This analysis pretends to have a vision on this volume of Etudes for the piano, trying to understand his structure as well as their importance in the piano teaching and pianistic pedagogy of the piano and C. Czerny. In the second part of the project, it makes a deeper investigation about Czerny and his school op.500. Being a theaty/method, the results of this study reveals its importance, approaching teaching in a deep and interesting way, with a language that despite being written in the XIX century, it is totally adequate for our days.porMúsicaPianoEnsino da músicaCzernyEscola da velocidade op. 299Completa escola teórico/prática do piano op. 500Forma musical ESTUDOBeethovenLisztMusicMusic teachingSchool of speed op. 299Complete theorical and practical school of pianoforte op. 500Musical form EtudeA pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500master thesis202506274