Rothes, LuísLopes, LilianaQueirós, João2018-11-192018-11-192014http://hdl.handle.net/10400.22/12226Neste artigo são apresentados os principais eixos de um projeto de pesquisa, em fase de desenvolvimento, que toma como objeto central a participação educativa das pessoas adultas. Partindo de uma intenção de esclarecimento dos processos de participação educativa num contexto multiforme e multidimensional de políticas, estruturas, práticas e atores sociais, pretendemos reconstituir e analisar os trajetos sociais, educativos e pro ssionais dos seus protagonistas, bem como as respetivas experiências em iniciativas do campo alargado da educação e formação de adultos. O artigo articula ainda a análise do tópico da participação educativa com o esclarecimento do modo como esta é condicionada pelos contextos socioterritoriais e organizacionais em que se insere, e pelas circunstâncias de vida que a balizam, num esforço de enquadramento social e político.poreducação e formação de adultosparticipação educativadesigualdades sociaisDESIGUALDADES SOCIAIS E PARTICIPAÇÃO EDUCATIVA DOS ADULTOS: UM PROJETO DE PESQUISAjournal article