Quadros-Flores, PaulaSilva, FernandoSantos, Natividade2019-01-032019-01-0320171647-3582http://hdl.handle.net/10400.22/12489Vivemos uma era que exige mudanças no modo de comunicar, de relacionar e de estar no mundo. Uma era que nos conecta e disponibiliza um manancial de possibilidades gratuitas que permitem ao utilizador da Internet ser um consumidor e um produtor, integrar redes de aprendizagem e aceder a informações relevantes na vida de qualquer cidadão. As bibliotecas escolares estão atentas a esta realidade, mas como respondem a tal desafio? Este artigo analisa páginas online de bibliotecas escolares na região metropolitana do Porto. Foram adotados parâmetros adaptados de Cremades Garcia e Jiménez García (2013) para compreender o dinamismo das bibliotecas escolares online. Os resultados mostram que a resposta das Bibliotecas Escolares (BE) tem em conta o seu público alvo, pelo que existe uma correlação positiva aparente entre a tipologia de escola (Básica, Secundária e Básica e Secundária) e o modo como estas desenham as suas páginas Web. Porém, ainda se encontram num processo de transformação para responder às exigências atuais, pois são mais espaços repositórios e menos espaços de construção pelos utilizadores, pelo que se levantam questões e se propõem orientaçõesporBibliotecas escolares onlineAmbientes construtivistas de aprendizagemAs Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios?School media libraries in the digital age: what are the challenges?journal article10.34624/id.v9i4.730