Alves, Cristina Isabel FerreiraGraça, Vânia Gabriela DiasSantos, Inês Almeida2025-07-312025-07-3120252025http://hdl.handle.net/10400.22/30285O presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, pertencente ao plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e constitui-se como um documento de profissionalização para um perfil duplo docente. Este relatório foca-se na descrição, análise e reflexão das práticas educativas desenvolvidas em ambos os contextos, mobilizando conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os documentos orientadores curriculares. As práticas foram sustentadas numa perspetiva socioconstrutivista, através da metodologia de investigação-ação, permitindo uma intervenção sistemática, cíclica e ajustada ao contexto educativo. Privilegiou-se a promoção de aprendizagens significativas, centradas na criança como agente ativo do seu processo de desenvolvimento, cabendo ao docente o papel de mediador. A intencionalidade pedagógica esteve presente em todas as decisões educativas, assegurando a coerência com os objetivos definidos e as necessidades do grupo. O envolvimento da comunidade educativa e das famílias foi igualmente valorizado, numa lógica de cooperação e partilha, potenciando práticas mais ricas e contextualizadas. O trabalho colaborativo entre todos os intervenientes contribuiu para a construção de uma prática reflexiva e crítica. A reflexão, enquanto eixo estruturante de todo o processo, revelou- se essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, permitindo a construção progressiva de uma identidade docente sólida, consolidando competências para a docência de perfil duplo, comprometida com uma educação de qualidade e o sucesso dos alunos.This internship report is part of the Supervised Educational Practice curricular unit, which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, and is a professionalisation document for a dual teacher profile. This report focuses on describing, analysing and reflecting on the educational practices developed in both contexts, mobilising scientific, pedagogical and didactic knowledge, in conjunction with the curriculum's guiding documents. The practices were based on a socioconstructivist perspective, using action research methodology, allowing for systematic, cyclical intervention, adjusted to the educational context. Priority was given to promoting meaningful learning, centred on the child as an active agent in their development process, with the teacher playing the role of mediator. Pedagogical intent was present in all educational decisions, ensuring consistency with the defined objectives and the needs of the group. The involvement of the educational community and families was also valued, in a logic of cooperation and sharing, fostering richer and more contextualised practices. Collaborative work between all those involved contributed to building a reflective and critical practice. Reflection, as the structuring axis of the whole process, proved to be essential for the master's student's personal and professional development, enabling the progressive construction of a solid teaching identity, consolidating competences for dual-profile teaching, committed to quality education and student success.porPrática educativa supervisionadaCriançaAprendizagemTrabalho colaborativoSupervised educational practiceChildLearningCollaborative workRelatório de estágio de Inês Almeida Santosmaster thesis