Pereira, Bruno Alexandre BernardinoSantos, Pedro Emanuel de OliveiraCastro, Teresa Maria da Cunha Monteiro Claro de2024-12-202024-12-202024-11-20http://hdl.handle.net/10400.22/26915Considera-se um objeto inerte devido à incapacidade de percecionar a lenta mudança na sua materialidade. Uma montanha parece igual, tal como uma pedra, mas os ciclos geológicos também estão em curso, simultaneamente aos ciclos orgânicos, ainda que não sejam percecionados a olho nu. Partindo do princípio de que os objectos não são apenas a imagem que vemos no nosso cérebro, mas também o processo da sua criação, Pedra Dura: escuta especulativa de uma paisagem em transformação investiga a interseção entre arte sonora e processos geológicos, explorando a relação entre materialidade, erosão e intervenção artística na paisagem de São Paio em Labruge, a partir dos contornos das pedras.An object is considered inert due to our inability to perceive the slow changes in its materiality. A mountain appears the same, just like a stone, but geological cycles are also ongoing, occurring simultaneously with organic cycles, even if they are not visible to the naked eye. Assuming that objects are not merely the images we see in our brains, but also the process of their creation, Pedra Dura: Speculative Listening of a Transforming Landscape investigates the intersection between sound art and geological processes, exploring the relationship between materiality, erosion, and artistic intervention in the landscape of São Paio in Labruge, based on the contours of the stones.porPesquisa artísticaArte sonoraMultimédiaErosãoMaterialidadePaisagem sonoraSite specificArtistic researchSound artErosionMaterialityInteractionSoundscapeSite-specificPedra dura: escuta especulativa de uma paisagem em transformaçãomaster thesis203770250