Morgado, Celda Maria GonçalvesFerreira, Catarina Isabel Neves2020-11-272020-11-2720202020http://hdl.handle.net/10400.22/16510O presente Relatório surge como um dos requisitos formais para a obtenção do grau de Mestre, no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo espelhar a ação e a reflexão sobre a prática educativa desenvolvida. Considerando que ser professor passa por desenvolver e aprimorar capacidades através das experiências, mas também adquirir conhecimentos mais teóricos e pedagógicos e saber articulá-los, iniciar-se-á este Relatório com um breve Capítulo reflexivo - Capítulo I - sobre a construção do ser professor no século XXI e a valorização da Língua Portuguesa como transversal ao ensino. Este documento reflete conhecimentos acerca do percurso da mestranda segundo uma metodologia de investigação-ação, que permitiu colocar em prática os conhecimentos e as aprendizagens desenvolvidos ao longo da sua formação académica. Para a concretização da prática educativa, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, foi necessário caminhar por várias etapas (observação, planificação, cooperação, ação e reflexão), as quais nortearão a reflexão apresentada neste Relatório. No Capítulo 11, será feita uma breve apresentação dos contextos de intervenção educativa, dado que o conhecimento dos contextos é central para a construção quer do conhecimento pedagógico do docente, quer para a conceção, planificação e ação na prática docente. Posteriormente, no Capítulo 111, refletir­ se-á sobre a intervenção educativa da mestranda, centrando a análise reflexiva nas várias fases que a compõem. Tanto as etapas da prática educativa como a postura adotada no presente documento pretendem operacionalizar o conceito do professor investigador e reflexivo. No Capítulo IV é apresentado a proposta de um projeto de intervenção educativa, que se fixa, fundamentalmente, na necessidade de valorizar a Língua Portuguesa, reconhecer a sua transversalidade nas práticas do docente de Português e de outras componentes do currículo, especificamente no desenvolvimento de estratégias de enriquecimento e organização do Léxico e as relações semânticas e morfológicas entre palavras.This Report appears as one of the formal requirements for obtaining the degree of Master, within the Supervised Teaching Practice Curriculum Unit,included in the study plan for the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, allowing the reflection and action on the educational practice developed. Considering that being a teacher involves developing and improving skills through experiences, but also acquiring more theoretical and pedagogical knowledge and knowing how to articulate them,this Report will begin with a brief reflective Chapter- Chapter 1- on the construction of being a teacher in the 21st century and the valorization of the Portuguese Language as a transversal aspect of teaching. This document reflects knowledge about the master's course according to an action-research methodology, which allowed to put into practice the knowledge and learning developed during his academic training. In arder to implement the educational practice, within the Supervised Teaching Practice, it was necessary to go through several stages (observation, planning, cooperation, action and reflection), which will guide the reflection presented in this Report.ln Chapter 11, a brief presentation of the contexts of educational intervention will be made, given that knowledge of the contexts is central to the construction of both the pedagogical knowledge of the teacher and the design, planning and action in teaching practice. Later, in Chapter 111, we will reflect on the educational intervention of the master's degree, focusing the reflexive analysis on the various phases that compose it. 8oth the stages of educational practice and the posture adopted in this document intend to operationalize the concept of the researcher and reflective teacher. Chapter IV presents the proposal of a project of educational intervention, which is fundamentally based on the need to value the Portuguese language, recognize its transversely in the practices of the Portuguese teacher and other components of the curriculum, specifically in the development of strategies for enrichment and organization of the lexicon and the semantic and morphological relationships between words.porTransversalidade do conhecimento linguísticoEnsino da Língua materna e outras áreasEnriquecimento e organização do léxicoRelações semânticas e morfológicas entre palavrasTransversely of linguistic knowledgeTeaching mother tongue and other areasEnriching and organizing the lexiconSemantic and morphological relations between wordsTransversalidade do conhecimento linguístico e sua operacionalização em diferentes áreas: relações semânticas e morfológicas entre palavrasmaster thesis202698289