Fernandes, Dárida2019-06-192019-06-192015978-972-8768-59-1http://hdl.handle.net/10400.22/14045Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.porRede multiplicativaAprendizagem significativa da matemática em contextoAmbiente de aprendizagemConhecimento prévioRedes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentidojournal article