Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deMelo, Diogo António Teixeira de2018-12-142018-12-142018http://hdl.handle.net/10400.22/12414Há vários anos que organizações na área da saúde recomendam a prática de exercício físico e vêm demonstrando cientificamente os benefícios de uma vida ativa. Atualmente, o papel do exercício físico tanto na prevenção de doenças, assim como no seu tratamento, tem sido amplamente demonstrado através de estudos nessa área. Contudo, o exercício praticado pela população continua, em geral, insuficiente, como estudos realizados por estas mesmas organizações comprovam. Na sociedade moderna, o uso de smartphones é cada vez mais ubíquo e omnipresente. A grande maioria das pessoas possui um dispositivo deste tipo e usam-no frequentemente no dia-a-dia. Há inúmeras funções para estes dispositivos, sendo que uma delas pode ser o contributo para um estilo de vida mais saudável e todos os benefícios que esse estilo de vida engloba. Para este efeito, já existem inúmeras aplicações e jogos móveis. No entanto, a capacidade de motivar o utilizador é um aspeto fundamental e é aí que a maioria deste tipo de jogos e aplicações falha. Torna-se assim importante perceber que fatores motivadores existem e desenvolver uma aplicação capaz de os incorporar. Com este objetivo em mente, várias das aplicações e jogos já existentes, bem como outras formas de motivação, foram analisadas. Seguiu-se o desenho, implementação e validação de um jogo móvel capaz de oferecer mais do que um único fator motivador aos utilizadores. A validação do protótipo desenvolvido permitiu perceber que, efetivamente, a conjugação de diferentes fatores motivadores leva ao aumento dos vetores de motivação para a prática de exercício físico.For many years, health organizations have been recommending physical exercise and have scientifically demonstrated the benefits of living an active life. Currently, the role of physical exercise in both disease prevention and treatment stands amply demonstrated by studies in this area. However, the exercise practiced by the population remains, in general, insufficient, as studies carried out by these same organizations prove. In modern society, the use of smartphones is increasingly ubiquitous and omnipresent. The large majority has a device of this type and uses it daily. There are numerous purposes for these devices, one of which can be the contribution to a healthier lifestyle and all the benefits that this kind of lifestyle comprises. For this purpose, there are various applications and mobile games. The ability to motivate the user is a fundamental aspect and is where most of this kind of games and applications fail. Thus, it’s important to realize what other types of motivating factors exist and to develop an application capable of incorporating them. With this purpose in mind, various of the existing applications and games, as well as other forms of motivation, were analyzed. Then followed the design, implementation, and validation of a mobile game, capable of offering users more than one motivating factor. The validation of the developed prototype allowed to understand, besides possible improvements to the application, that, effectively, the conjugation of different motivating factors leads to increasing vectors of motivation when it comes to performing physical exercise.porJogos MóveisAplicações MóveisSmartphonesMotivaçãoAtividade FísicaMobile GamesMobile ApplicationsSmartphonesMotivationPhysical ActivityPromoção da prática de exercício físico através de um jogomaster thesis202026060