Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daRabaça, Joana Helena Correia2019-03-292019-03-292019-02-13http://hdl.handle.net/10400.22/13254O desenvolvimento de plataformas de crowdfunding na web produziu novas maneiras de abordar a captação de recursos, beneficiando das contribuições de um elevado número de patrocinadores para financiar pequenas empresas ou iniciativas baseadas em projetos. Nos últimos anos suscitou grande interesse no entanto a taxa de sucesso permanece relativamente baixa a aferir pelos dados das plataformas da web. O problema identificado entre o crescimento do crowdfunding e as suas taxas de sucesso induziu a questão geral que conduziu este estudo: como obtêm os promotores de projetos e pequenas empresas os conhecimentos sobre como utilizar o crowdfunding com sucesso? A resposta a esta questão conduziu a um estudo de caso por análise exploratória consistindo em entrevistas a cinco promotores portugueses de projetos e pequenas empresas que utilizaram com sucesso o financiamento colaborativo para iniciar e fazer crescer os seus negócios. Além disso, foram entrevistadas três plataformas da web que operam em Portugal. Os dados recolhidos das entrevistas semiestruturadas e dos projetos de crowdfunding inseridos nas plataformas da Internet, permitiram identificar os pontos em comum e as diferenças, sendo os resultados posteriormente analisados por temas. As conclusões apontam para que os criadores de projetos e promotores de pequenas empresas devam ter amplas redes sociais, divulgar uma narrativa cativante e criar conteúdos de elevada qualidade com vídeos e recursos tecnológicos da internet interativa, incluir vários níveis de recompensas com valor para os potenciais financiadores, e estar preparados para envolver uma parte significativa do seu tempo no projeto. Além disso, os pequenos empresários devem entender os custos e riscos das iniciativas de crowdfunding. Incorporar estas estratégias pode ajudá-los a aumentar as probabilidades de beneficiarem com sucesso do financiamento colaborativo. O estudo permitiu melhorar a compreensão do que motiva os apoiantes a participar no financiamento colaborativo, e enfatizar os passos essenciais que devem ser levados em consideração pelos promotores dos projetos, para que possa atrair o interesse e ser utilizado com sucesso nas suas práticas de mercado.porCrowdfundingPromotoresInvestidoresPlataformasEstudo de casoSocial networkFoundersFundersPlatformsCase studyO crowdfunding como fonte de financiamento em Portugal: uma perspectiva dos promotores e gestores de plataformasmaster thesis202207846