Pereira, Nuno Alexandre MagalhãesGonçalves, André Oliveira2025-02-182025-02-182024-06-06http://hdl.handle.net/10400.22/29568Com os avanços tecnológicos nas áreas de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), estas tecnologias começam a ser adotadas por muitas indústrias, incluindo entretenimento, educação, medicina e museus. Alguns museus, numa tentativa para atrair visitantes e arranjar uma nova maneira de exibir as suas coleções, começaram a integrar o uso de tecnologias AR e VR para tornar a apreciação e aprendizagem da história, cultura e arte numa experiência mais interativa e imersiva para os visitantes. Este documento visa explorar formas de tornar a experiência de visitar um museu mais acessível, educativa, interessante e interativa através do uso de tecnologias de Realidade Estendida (XR), termo utilizado para referir experiências digitais imersivas que recorrem a AR e VR. A exploração desta questão, levou-nos a analisar conceito de realidade estendida e das tecnologias associadas, a história da evolução destas tecnologias, a maneira como os museus atuais estão a implementar estas tecnologias, as plataformas/ferramentas que são usadas para desenvolver aplicações XR, e os métodos de avaliação usados para validar o sucesso destas aplicações. De seguida, fez-se uma análise de valor para determinar o conceito da aplicação que podia servir de solução à questão e o potencial de desenvolver um produto baseado nesta. Isto levou ao desenvolvimento de uma aplicação de prova de conceito designada por Museum XR, que consiste numa aplicação XR colaborativa que toma proveito das funcionalidade e serviços da plataforma ARENA XR. Através desta plataforma, a aplicação é acessível por qualquer dispositivo que seja capaz de produzir experiências de realidade aumentada ou realidade virtual que tenham acesso a um navegador web, ou seja tablets, computadores ou smartphones, e os espaços virtuais desenvolvidos no ARENA XR são capazes de deixar vários utilizadores ocupar o mesmo espaço virtual independente se está a usar o modo AR ou VR. Neste documento abordamos o desenvolvimento da aplicação, explicando os passos que foram tomados, e como a aplicação poderia ser avaliada caso houvesse um número adequado de participantes. Por fim, este trabalho termina com uma conclusão sobre o projeto e o trabalho futuro que se pretende fazer para melhorar o trabalho.With technological advancements in Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) technologies, many industries are increasingly adopting them, including entertainment, education, medicine, and museums. Some museums, to attract visitors and find new ways to display their collections, have started integrating the use AR and VR technologies to make the appreciation and learning of history, culture, and art a more interactive and immersive experience for visitors. This document aims to explore the use of AR and VR to make the museum visiting experience more accessible, educational, interesting, and interactive using eXtended Reality (XR), a term used to refer to digital experiences that employ AR and VR. Exploring this issue has led us to analyse the concept of XR and its associated technologies, the history of the evolution of these technologies, how current museums are implementing these technologies, the platforms/tools used to develop XR applications, and the evaluation methods used to validate the success of these applications. Next, a value analysis was performed to determine the concept of an application that could serve as a solution to the question and the value developing such product could bring. This led to the development of a proof-of-concept application called Museum XR, which consists of a collaborative XR application that takes advantage of the features and services of ARENA XR. Through ARENA XR, this application is accessible from any device capable of producing augmented reality or virtual reality experiences that have access to a web browser, such as tablets, computers, or smartphones. The virtual spaces developed in ARENA can accommodate multiple users, whether they are using AR or VR modes. In this document, we address the development of the application by explaining the steps that were taken and show an evaluation method of the application that could be employed. Finally, this work concludes with closing thoughts about the project and outlines the future work that is intended to further improve the project.porARENAMuseusXRMuseumsRealidade estendida em museusExtended reality in museumsmaster thesis203880390