Rocha, Joana Rios daSá-Pinto, XanaPinto, AlexandreGomes, José AntónioOliveira, Elisama2018-05-152018-05-152016Rocha, Joana Rios; Pinto, Xana Sá; Pinto, Alexandre; Gomes, José António; Oliveira, Elisama (2016). “Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico” in Indagatio Didactica, vol. 8, n.º 4, pp. 53-61.1647-3582http://hdl.handle.net/10400.22/11627Distinguir senso-comum de conhecimento científico é essencial para compreender a natureza da ciência e promover a literacia científica. Fruto de conhecimento experienciado e senso comum, os provérbios populares representam uma excelente oportunidade para explorar a natureza das ciências e competências do português. Com este trabalho pretendemos investigar as potencialidades da exploração do património literário oral para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, para a promoção de práticas epistémicas e compreensão e produção de provérbios. Os resultados sugerem que sequências didáticas que contrastam o conhecimento científico e o senso comum contribuem para desenvolver práticas epistémicas em contexto escolar.porEnsino-aprendizagem no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoliteracia científicapráticas epistémicaspatrimónio literário oralinterdisciplinaridadeDos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicojournal article10.34624/id.v8i4.2983