Lima, Ana Patrícia Pinto deRoriz, Ana Isabel da Cunha2025-09-222025-09-222025-07-072025-09-22http://hdl.handle.net/10400.22/30481O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Marketing Digital do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, realizado na agência Materia Creative Agency, em Guimarães, entre 3 de fevereiro e 11 de abril de 2025, com uma duração total de 400 horas. O principal objetivo deste estágio consistiu na aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico universitário, numa perspetiva de aprendizagem em contexto real de trabalho. Durante o estágio, foram desenvolvidas atividades nas áreas de planeamento estratégico e criação de conteúdos digitais para websites, blogs e redes sociais, com projetos para diferentes clientes da agência de setores tão distintos como restauração, moda, saúde, indústria ou serviços funerários. Este relatório apresenta, assim, uma contextualização teórica sobre as principais estratégias de atração e envolvimento de clientes no meio digital, nomeadamente o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdos, destacando a sua relevância no cenário atual. Segue-se a descrição das principais tarefas desenvolvidas durante o estágio, bem como uma reflexão crítica sobre o mesmo.This report was prepared as part of the curricular internship for the Master's Degree in Digital Marketing at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, carried out at Materia Creative Agency, in Guimarães, between February 3 and April 11, 2025, with a total duration of 400 hours. The main objective of this internship was to apply the theoretical knowledge acquired throughout the university academic path in a learning perspective in a real work context. During the internship, activities were developed in the areas of strategic planning and digital content creation for websites, blogs and social media, involving projects for different clients of the agency from sectors as diverse as food service, fashion, health, industry and funeral services. This report therefore presents a theoretical contextualization of the main strategies for attracting and engaging customers in the digital environment, namely Inbound Marketing and Content Marketing, highlighting their relevance in the current scenario. This is followed by a description of the main tasks developed during the internship, as well as a critical reflection on it.porMarketing digitalInbound marketingMarketing de conteúdosRedes sociaisDigital marketingInbound marketingContent marketingSocial mediaPráticas de marketing digital para a atração de clientes - relatório de estágio na Materia Creative Agencymaster thesis204003792