Maia, Vera Lúcia da Hora2012-06-192012-06-192011http://hdl.handle.net/10400.22/377Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Assessoria de AdministraçãoOrientadora: Doutora Anabela Mesquita Teixeira SarmentoDe acordo com Neves (2003), pelo estudo sistemático de comportamentos económicos na transição de século e de milénio, verifica-se que se dá mais importância ao conhecimento como uma vantagem competitiva, sendo valorizadas as capacidades de inovação, de diferenciação, de criação de valor acrescentado e de adaptação à mudança. O interesse das organizações pelo conhecimento, de acordo com Loureiro (2003), deu-se entre outros factores, pelo facto deste estar ligado à acção, em que um melhor conhecimento pode levar a melhores decisões em diversas áreas, seja marketing, produção, etc., daí as organizações passarem a preocupar-se com a Gestão do Conhecimento. A realização da minha Dissertação de Mestrado tem como principal motivação, através da análise de um caso prático, avaliar até que ponto determinada empresa está desperta para a Gestão do Conhecimento. Pela realização de um estudo de caso em uma PME, foi possível verificar se esta empresa valoriza os seus recursos intangíveis e se faz a gestão dos mesmos. Procurou-se, igualmente, fazer a ligação entre a análise do estudo de caso e a revisão da literatura existente. Para esta última, teve-se em atenção as seguintes palavras-chave e combinações de palavras-chave em português e também em inglês:porEnterpriseGestão do conhecimentoConhecimentoGestãoConhecimento tácitoInformationConhecimento explícitoCapital intelectualInformaçãoTecnologiaDesenvolvimentoAcknowledgeManagementKnowledegeKnowledege managementInformationTechnologyDevelopmentGestão do conhecimentoA Gestão do conhecimento integrada nos processos empresariaismaster thesis201635291