Liberato, DáliaQuintela, Joana Alegria Ferreira da SilvaNeto, Paulo André Ferreira2022-11-182022-11-182022-10-24http://hdl.handle.net/10400.22/21038Dissertação de mestradoNas últimas décadas, a saúde e o bem-estar tornaram-se motivos importantes para o consumo, atraindo o interesse de investigadores de diferentes áreas disciplinares. No entanto, um dos desafios da atualidade no âmbito da investigação académica e na indústria do turismo de bem-estar, é o desenvolvimento concetual relacionado com o termo chave wellness. Nos últimos anos, na Europa, o termalismo clássico, focado essencialmente na dimensão ‘cura’, tem sido substituído pelo termalismo moderno que assenta particularmente na dimensão do ‘bem-estar’, estando a oferta mais vocacionada para motivações terapêuticas de caráter preventivo, aliadas às vertentes lúdicas e turísticas. Seguindo essa tendência, as estâncias termais começam a recuperar algum dinamismo apostando numa oferta diversificada, que não só considera os pressupostos terapêuticos como também uma perspetiva holística, que inclui simultaneamente os pressupostos de saúde e bem-estar. A presente dissertação visa analisar os principais destinos europeus termais de forma a traçar o perfil da procura e os principais desafios deste setor, também prejudicado pela recente pandemia mundial. O principal objetivo deste trabalho é explorar a transformação e evolução do conceito de Turismo Termal na vertente wellness, e perceber a sua importância na atualidade. Por forma a responder a este objetivo, considerou-se adequada uma metodologia numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas semiestruturadas. Nas principais conclusões, é possível destacar, uma mudança no perfil do consumidor na Europa, que caminha em direção numa procura mais jovem, com serviços mais especializados focados no bem-estar físico e psicológico. O impacto da Covid-19 veio confirmar a necessidade de reavaliar os produtos e serviços, com ofertas que combinam a natureza, o desporto, a nutrição, entre outros. A importância das parcerias e da modernização dos serviços, surge para oferecer mais oportunidades para os consumidores desfrutarem de uma experiência de melhor qualidade, com outras opções, para além das chamadas "clássicas". Atualmente o termalismo assenta particularmente numa vertente mais direcionada para o bem-estar, com profissionais cada vez mais qualificados de diversas áreas, desde nutrição, desporto, psicologia, entre outros. As principais limitações destacadas no presente estudo relacionam-se com os escassos estudos na área, a nível nacional e internacional, e a dimensão geográfica do mesmo. Para futuras investigações, sugere-se a continuação do presente estudo, explorando outras perspetivas, utilizando outras abordagens metodológicas, ou mesmo a aplicação a outros destinos.In recent decades, health and wellness have become important motives for consumption, attracting the interest of researchers from different disciplines. However, one of the current challenges in academic research and in the wellness tourism industry is the conceptual development related to the key term wellness. In recent years in Europe, classical thermalism, focused essentially on the 'cure' dimension, has been replaced by modern thermalism, which is particularly based on the 'wellness' dimension, and the offer is more focused on preventive therapeutic motivations, combined with recreational and tourism aspects. Following this trend, spas are starting to regain some dynamism in betting on a diversified offer, which not only considers the therapeutic assumptions but also a holistic perspective, which simultaneously includes the assumptions of health and wellness. This dissertation aims to analyze the main European thermal destinations in order to trace the demand profile and the main challenges of this sector, also characterized by the recent global pandemic. The main goal of this work is to explore the transformation and evolution of the concept of Thermal Tourism in the wellness area, and to understand its importance today. In order to meet this objective, a qualitative approach methodology was used, using semi-structured interviews. In the main conclusions, it is possible to highlight a change in the consumer profile in Europe, which is moving towards a younger demand, with more specialized services focused on physical and psychological well-being. The impact of Covid-19 confirmed the need to re-evaluate products and services, with offers that combine nature, sports, and nutrition, among others. The importance of partnerships and modernization of services, arises to combat the usual treatments of thermal waters and offer more opportunities for consumers to enjoy a better-quality experience, with other options, beyond the so-called "classic" ones. Currently, thermalism is based particularly on a more directed aspect to well-being, with increasingly qualified professionals from different areas, such as nutrition, sports, psychology, among others. The main limitations highlighted in the present study relate to the scarce studies in the area, nationally and internationally, and the geographical dimension of the study. For future research, is suggested the continuation of this study, exploring other perspectives, using other methodological approaches, or even applying it to other tourism destinations.engBem-estarTermalismoEuropaPerspetiva holísticaCOVID-19WellnessThermalismEuropeHolistic perspectiveHealth and wellness tourism in the European context - supply and demand trendsmaster thesis203098730