Pinto, José Alexandre SilvaAlves, Diana Isabel Silva2018-06-062018-06-0620172017http://hdl.handle.net/10400.22/11731O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (U.C.) de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e tem como objetivo refletir sobre o estágio realizado ao longo deste ano letivo nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Este documento inicia-se com um enquadramento teórico e legal do curso e da profissão docente seguido de uma reflexão sobre o meu posicionamento enquanto futura profissional face ao contexto descrito. A reflexão sobre a prática educativa realizada nos dois ciclos de ensino é relacionada com os eixos teóricos que a fundamentam e que são descritos no capítulo inicial e também ao longo da descrição. É também de salientar a componente investigativa deste relatório cujo objetivo é perceber de que forma a realização de atividades práticas permite a construção de conceitos básicos de eletricidade, nomeadamente: a natureza da eletricidade, noção de circuito elétrico e condutividade dos materiais. A investigação, de abordagem qualitativa, foi realizada com crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.This report is part of the Curricular Unit (UC) of Supervised Teaching Practice, integrated in the curriculum of the Masters in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of Basic Education of Escola Superior de Educação Instituto do Porto and aims to discuss and describe the internship carried out during this school year. This document begins with a theoretical and legal framework of the course and the teaching profession followed by a discussion on my role as a future professional in the described context. The discussion on the teaching practice carried out in the two cycles of education is related to its underlying theoretical axes, which are described in the initial chapter and also throughout the description. It is also worth mentioning the research component of this report, whose objective is to understand how practical activities allow the construction of basic concepts of electricity, namely: the nature of electricity, the notion of electric circuit and the conductivity of materials. The qualitative research was carried out with children aged between 9 and 10 years.porPrática educativaFormação em educaçãoInvestigação em ensinoEletricidadeTeaching practiceTeaching trainingEducational researchElectricityEscola: lugar para a descoberta do mundo.master thesis201925540