Araújo, AndréNoites, AndreiaSalgado, AnaSequeiros, MiguelFonseca, RosaPinto, MartaLopes, AnaSimões-Silva, VitorCapitão, SusanaMateus, CatarinaRodrigues, Matilde2023-02-142023-02-142021Araújo, A., Noites, A., Salgado, Ana, Sequeiros, M., Fonseca, R., Pinto, M., Lopes, A., Simões- Silva, Vítor, Capitão, S., Mateus, C., & Rodrigues, M. A. (2021). Gamificação no Ensino Superior: Experiências e potencialidades de jogos sérios e escape rooms no ensino em Saúde [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.978-972-8688-97-4http://hdl.handle.net/10400.22/22283Na área da Saúde as competências de raciocínio clínico, pensamento crítico e comunicação estão entre as mais valorizadas para a resolução de problemas e processos de tomada de decisão. Num mundo marcado pelo aumento da tecnologia, da comunicação à distância e pela desmaterialização de processos, o Ensino Superior depara-se com novos desafios. A gamificação é um dos processos pedagógicos que tem demonstrado elevado potencial em diversas áreas de conhecimento, nomeadamente na Saúde. Na ESS|P.Porto, instituição plural onde diversas especialidades de ciências e tecnologias da saúde crescem se cruzam há mais de 40 anos, diversas experiências têm vindo a ser partilhadas e expandidas no âmbito da atividade do Centro de Simulações da ESS-P.Porto (ESSim). Entre elas, destacam-se no âmbito da gamificação os jogos sérios e os escape rooms, que têm tido evoluções nos últimos anos.porSaúdeGamificação: jogos sériosEscape roomGamificação no Ensino Superior: experiências e potencialidades de jogos sérios e escape rooms no ensino em Saúdeconference object