Trigueiro, Maria JoãoBarbosa, TâniaMendes, Andreia Isabel Oliveira2018-05-082018-05-082018-04http://hdl.handle.net/10400.22/11531A Perturbação da Personalidade (PP) é um tipo de doença mental que afeta todas as áreas de vida da pessoa, como, por exemplo, família, comunidade, trabalho, educação, relacionamentos, lazer e sono. O seu diagnóstico é realizado num período crítico, a fase de transição da adolescência para a vida adulta, que se carateriza por múltiplas mudanças ao nível dos papéis de vida desempenhados, sendo este facto foco de preocupação e de necessidade de intervenção. Assim, é fundamental que se identifiquem programas de atuação com esta população que respondam às necessidades detetadas. Atendendo a estas necessidades e às caraterísticas da PP, o grupo de investigação criou para este estudo, os seguintes objetivos: (1) Verificar se existem alterações ao nível da participação de jovens com PP, nomeadamente, através de um maior envolvimento em atividades e ocupações e um maior grau de funcionalidade, quando utilizado um programa baseado no “Kit para Jovens”, um instrumento criado por terapeutas ocupacionais no sentido de orientar os jovens com incapacidades a organizar todos os processos relativos a esta fase de transição, no seu processo de intervenção; (2) Verificar se existe uma relação ao nível do envolvimento em atividades e ocupações com a perceção de qualidade de vida, perceção de suporte social e a ansiedade e evitamento em situações de desempenho e interação social em jovens com PP e (3)Verificar a perceção de jovens com PP para a adequabilidade do programa baseado no “Kit para Jovens” como processo de intervenção. Trata-se de um Estudo de Caso com desenho A-B-A. A amostra foi constituída por seis indivíduos com PP que, na altura do estudo, estavam a frequentar a Unidade de Psiquiatria do Jovem e da Família (UPJF) da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de São João (CPSM-CHSJ). Os participantes foram sujeitos a uma intervenção individual com base no “Kit para Jovens”, durante seis meses. A recolha de dados foi realizada em três distintos momentos (pré-teste, ongoing e pós-teste). Nos momentos pré e pós-teste foram utilizados instrumentos de natureza quantitativa (Questionário Sociodemográfico, WHODAS II, SF-36V2, WHOQOL-BREF, ESSS e EAESDIS). A avaliação ongoing consistiu na observação qualitativa dos comportamentos apresentados durante as sessões, registando os valores na Grelhas de Observação de Comportamentos. No final, foi ainda aplicado um questionário em forma de entrevista, para avaliação da satisfação com o programa de intervenção. Da análise de dados é possível referir que o programa baseado no “Kit para Jovens” aumentou a funcionalidade e a participação em atividades e/ou ocupações em todos os participantes que concluíram este programa de intervenção. Verificou-se, igualmente, um aumento da qualidade de vida e da perceção de suporte social, bem como uma diminuição da ansiedade e do evitamento em situações de desempenho e interação social. Concluindo, os resultados obtidos parecem suportar a viabilidade e eficácia do programa baseado no “Kit para Jovens” para esta amostra, todavia, destaca-se a necessidade de novas pesquisas que confirmem a aplicabilidade desta intervenção na população com PP, durante a transição da adolescência para a vida adulta.porPerturbação da personalidadePrograma de intervençãoQualidade de vidaEficácia de um programa de estruturação de objetivos ocupacionais na fase de transição para a vida adulta em jovens com perturbação da personalidade: estudo de casomaster thesis201912155