Matos, Joaquim Manuel Lopes Negrais de2023-10-232023-10-232023http://hdl.handle.net/10400.22/23727Trabalho de natureza profissional submetido ao Instituto Politécnico do Porto para cumprimento dos requisitos necessários à atribuição do Título de Especialista na área Gestão e Administração (código da área de educação e formação 345), nos termos dos Despachos n.º 14093/2011, de 18 de outubro e IP.PORTO/P-011/2019.As decisões de investimento real materializam a orientação estratégica da organização, determinam o seu futuro e têm um forte impacto no ambiente económico e social. Os métodos de simulação são já utilizados para assistir a decisão estratégia num contexto de incerteza. Quando os modelos de simulação são incorporados a Ambientes Interativos de Aprendizagem, o decisor acede a uma melhor decisão, acelera o processo de aprendizagem e revê os seus modelos mentais, na sequência de uma aprendizagem de duplo ciclo. Com o recurso à prática reflexiva é revisitado um trabalho de natureza profissional focado na tomada de decisão de investimento que incluiu a construção e uso de um Ambiente Interativo de Aprendizagem. Da reflexão emerge o reconhecimento das insuficiências dos métodos de análise de projeto de tradicionais já identificadas na literatura e sugere-se que o decisor beneficia menos da recomendação construída com base no Valor Atualizado Líquido que do processo de aprendizagem proporcionado pelo simulador.porAvaliação de Investimentos ReaisSimulaçãoAmbientes Interativos de AprendizagemFerramentas Virtuais de AprendizagemModelos para a Tomada de DecisãoRacionalidadePrática ReflexivaA avaliação do projeto de investimento e a utilização de simuladores para a aprendizagem no lançamento de um novo negócioreport