Silva, SusanaLeal, Ana Beatriz Gavina2021-01-082021-01-082020-11-30http://hdl.handle.net/10400.22/16680Dissertação de mestradoA literatura indica que o turismo tem aumentado substancialmente em Portugal. Deve-se então ter conhecimento do modo como os Portugueses planeiam as suas viagens, sendo a utilização dos serviços das agências de viagens um dos métodos pelos quais a população portuguesa pode optar. No entanto, são poucos os estudos que analisam os fatores que influenciam o comportamento dos Portugueses perante as agências de viagens, tradicionais ou online. O objetivo geral deste estudo é, assim, caracterizar o comportamento dos Portugueses perante as agências de viagens, tendo-se optado por uma metodologia quantitativa para a recolha de dados. Desta forma, foram aplicados e divulgados questionários online a uma variedade de indivíduos de diferentes idades e géneros, a partir da rede social Facebook e por via de correio eletrônico. Posteriormente, recolheram-se dados e procedeu-se com o seu tratamento, tendo-se utilizado a versão 25 do programa estatístico Statistical Product and Service Solutions da international Business Machines Corporation (IBM SPSS). Foi então possível concluir que o género do participante, o seu salário e a oferta de promoções influenciam a tomada de decisão de compra em determinado tipo de agências de viagens por parte dos Portugueses. No entanto, verificou-se que o preço não é o fator considerado como o mais relevante no processo de decisão de compra em agências de viagens, sendo que os participantes indicaram que voltariam a utilizar uma agência de viagens apenas pela qualidade do serviço, não mencionando o fator preço. Apesar de o presente estudo ser relevante para o combate a existente escassez da literatura, devem ser realizados mais estudos no âmbito do tema em questão. Sugere- se assim que se investigue o comportamento dos consumidores das agências de viagens, dado que tal não foi possível de se realizar no presente estudo.Literature points out that tourism has increased substantially in Portugal. One should then be aware of how the Portuguese plan their travels, considering the possibility of them relying on travel agency services. However, few studies analyse the factors that influence Portuguese’s behaviour towards traditional travel agencies or online travel agencies. The main objective of this study is to characterize the behaviour of the Portuguese towards travel agencies, hence the reason for selecting a quantitative methodology for data collection. To that end, online questionnaires were applied to a variety of individuals of different ages and genders, via Facebook and electronic mail. Subsequently, the data were collected and processed using the 25th version of the International Business Machines Corporation’s Statistical Product and Service Solutions (IBM SPSS). It was then possible to conclude that the gender of the participant, their income and the existence of promotions influence the Portuguese’s decision on whether to purchase in a specific type of travel agency. However, it was found that the price of travel agencies is not the most relevant aspect in the decision to purchase in travel agencies, considering that the participants of this study indicated that they would use a travel agency again just for the quality of the service, not mentioning its price. Although this study is relevant in combating the existing scarcity of literature, further studies must be carried out regarding the context of this study. Nevertheless, the behaviour of travel agencies‘ consumers must also be investigated, as it was not a possibility in this study.porAgências de viagensAgências de viagens tradicionaisAgências de viagens onlineComportamentoTravel agenciesTraditional travel agenciesOnline travel agenciesBehaviourO comportamento dos portugueses perante as agências de viagensmaster thesis202574202