Mota, MariaFigueiredo, Sergio2014-01-132014-01-132012Mota, Graça; Figueiredo, Sergio. Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil, Revista do Centro de Educação da UFSM, 37, 2, 273-290, 2012.http://hdl.handle.net/10400.22/3303A formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de Ensino Superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao Ensino Superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de Ensino Superior nos dois países, sendo que em Portugal, além da licenciatura em música, é exigida a formação em nível de mestrado profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil.Formação de professores de músicaCurrículos universitáriosPrática docenteEstudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasiljournal article2014-01-0310.5902/198464444843