Magalhães, AndreiaDores, Artemisa RochaMartins, Helena2022-12-192022-12-192014-02Magalhães, A., Dores, Artemisa Rocha, & Martins, Helena. (2014). A síndrome de burnout: Um estudo em estudantes do ensino superior da área detecnologias da saúde. Resumos do 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Suplemento ao volume 15, 240.1645-0086http://hdl.handle.net/10400.22/21207O recente aumento de interesse pela Síndrome de Burnout tem conduzido ao alargamento dos seus contextos de estudo, não se associando presentemente apenas a atividades profissionais de “relação de ajuda”, mas também a outras atividades que não sendo profissionais partilham de pontos comuns, como é o caso dos estudantes do ensino superior (ES) da àrea da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre a Síndrome de Burnout e diferentes variáveis sociodemográficas, psicossociais e académicas, nomeadamente os modelos pedagógicos (Problem Based Learning- PBL e modelo tradicional), nos estudantes do ensino superior da área de tecnologias saúde. Foi aplicado o Masch Burnout Inventory – Student Survey (MBI –SS ) junto dos estudantes dos diferentes anos académicos das licenciaturas de Audiologia, Fisioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. Os dados serão submitidos a análise estatistica inferencial propondo a correlação de Pearson. Para os testes de diferenças está indicado o t teste e a Anova. Espera-se assim encontrar diferenças significativas entre as dimensões da Síndrome de Burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional) e os modelos pedagógicos administrados, possibilitando assim a reflexão sobre as implicações práticas no sistema académico e sugerir linhas para futuras investigações.porA síndrome de burnout: um estudo em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúdeconference object