Ferreira, José QuintaGontar, Aleksandra2025-11-052025-11-052025-10-14http://hdl.handle.net/10400.22/30745Trabalho de projetoEsta investigação examina as dimensões éticas, estéticas e narrativas do cinema documental contemporâneo, com especial enfoque na representação da vulnerabilidade, na retórica do corpo e na negociação entre autoria e cuidado. O trabalho é composto por duas componentes interligadas: uma investigação teórica ancorada nos estudos críticos de cinema, e um projeto prático - o documentário Doula - que explora o apoio perinatal não médico enquanto tema e abordagem cinematográfica. A parte teórica baseia-se em debates académicos sobre o olhar, a representação, a reflexividade e a construção de sentido no cinema não ficcional. Dá-se especial atenção à forma como a retórica visual molda a interpretação do espectador e às implicações éticas da documentação da experiência vivida, sobretudo em contextos de exposição emocional e marginalidade social. A análise aborda como as práticas documentais - através do enquadramento, do silêncio, da duração e da seleção - podem funcionar como ferramentas tanto de expressão como de cuidado. Em paralelo, o filme Doula foi desenvolvido num modo observacional e reflexivo, abordando aspetos emocionais e culturais do parto, da perda e da agência feminina. O projeto exigiu uma constante negociação entre estratégias estéticas e responsabilidade ética, sobretudo no trabalho com participantes em situações de vulnerabilidade e em contextos multilingues. A componente prática constituiu não apenas um resultado artístico, mas também um campo de experimentação metodológica e de clarificação conceptual. Conclui-se que o cinema documental, quando guiado por uma postura autoral consciente e uma sensibilidade ética, torna-se um espaço de reflexão crítica e de envolvimento social. A interligação entre conhecimento teórico e a prática artística revela o potencial do documentário para conter presença, cuidado e complexidade em igual medida.This research examines the ethical, aesthetic, and narrative dimensions of contemporary documentary filmmaking, with a particular focus on the representation of vulnerability, the rhetoric of the body, and the negotiation between authorship and care. The work is composed of two interrelated components: a theoretical investigation grounded in critical film studies, and a practical project-the documentary Doula-which explores nonmedical perinatal support as both subject and cinematic approach. The theoretical part draws on scholarly debates surrounding gaze, representation, reflexivity, and the construction of meaning in non-fiction film. Special attention is paid to how visual rhetoric shapes the viewer's interpretation and to the ethical implications of documenting lived experience, especially in contexts of emotional exposure and social marginality. The analysis addresses how documentary practices-through framing, silence, duration, and selection-can serve as tools of both expression and care. In parallel, the film Doula was developed using an observational and reflexive mode, addressing emotional and cultural aspects of childbirth, loss, and female agency. The project required continuous negotiation between aesthetic strategies and ethical responsibility, especially in working with vulnerable participants and multilingual contexts. The practical component served not only as an artistic outcome but also as a site of methodological testing and conceptual clarification. The research concludes that documentary cinema, when guided by a conscious authorial stance and ethical awareness, becomes a space for critical reflection and social engagement. The interweaving of theoretical knowledge and artistic practice reveals the potential of documentary to hold presence, care, and complexity in equal measure.engÉticaReflexividadeAutoriaDocumentário observacionalEthicsReflexivityAuthorshipObservational documentaryA realização de Doula: formação dos valores da sociedade através da vertente emocional e figurativa do documentáriomaster thesis204031699