Azevedo, Isabel de Fátima SilvaSantos, Tiago Alexandre Mota dos2020-08-032021-07-232018http://hdl.handle.net/10400.22/16151A E-goi é uma plataforma de marketing digital multicanal que permite aos seus utilizadores crescerem os seus negócios através da gestão da sua base de dados de contactos, envio de campanhas, gestão de formulários, e outras funcionalidades necessárias aos profissionais de marketing. O sistema de gestão de formulários atual tem uma série de problemas como: elevado custo de manutenção, falta de funcionalidades e poucas métricas de análise de resultados, levando a que poucos utilizadores do E-goi utilizem esta componente do sistema. O trabalho de mestrado descrito neste documento teve como objetivo o desenvolvimento de parte do novo sistema de gestão de formulários da plataforma E-goi, em particular os serviços de gestão da sua estrutura de dados. Foi proposta uma solução para os problemas apresentados, e para isso foi necessário perceber o contexto do sistema e as necessidades dos clientes, assim como analisar conceitos importantes na área de marketing digital, como por exemplo web analytics. Também foi clarificado o conceito de formulário e analisadas e comparadas soluções existentes de gestão de formulários. São apresentados os benefícios para o cliente, a proposta de valor e a oportunidade proporcionada por esta solução. Esta dissertação documenta também o desenvolvimento técnico da solução de software através dos seus requisitos, modelo e artefactos de desenho, terminando com as experiências de avaliação realizadas para validar que a solução resolve o problema.This thesis documents the development of a new form management system for the E-goi platform, specifically the services to manage the data structure. E-goi is a multichannel marketing platform that allows its users to grow their businesses by managing their contact database, sending campaigns, managing forms and other functionalities required by digital marketing professionals. The current form management system has a series of problems: not enough functionalities, high maintenance costs and not enough metrics to analyze form results, which leads to a weak usage of this component of the platform. The present document proposes a solution for the problems above through the development of a new system. To understand the context of the system and the client needs some important concepts are analyzed, like digital marketing and web analytics. The meaning of form is also clarified, for that, existing solutions are analyzed and compared. The benefits for the client, as well as the value proposition for this solution, are defined through a value analysis. This dissertation also documents the technical software development of the solution, through requirements and design artifacts, ending with the tests planned to validate that the solution developed really solves the problem.porFormulárioWeb AnalyticsMarketing DigitalFormDigital MarketingSistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goimaster thesis202766829