Ferreira, José QuintaNegrão, PedroMonteiro, Diogo Morais Barroso da Silva2025-11-132025-11-132025-10-15http://hdl.handle.net/10400.22/30886Trabalho de projetoEste projeto investiga o papel da direção de fotografia no cinema documental em ambientes não controláveis, tomando como estudo de caso a curta-metragem “Fora”. O trabalho conjuga uma vertente teórica, centrada na análise de autores como John Alton, Vittorio Storaro, Néstor Almendros, e uma vertente prática, focada na aplicação desses conceitos na pré-produção, rodagem e pós-produção do filme. A revisão bibliográfica evidenciou que, no documentário, a direção de fotografia não se limita a registar a realidade, mas assume uma função interpretativa e narrativa, usando a luz, a cor e o enquadramento para reforçar emoções e significados. Foram analisados os desafios técnicos e éticos resultantes de contextos imprevisíveis. Na prática, “Fora” retrata a vivência da comunidade Queer em Lamego, equilibrando intimidade e coerência estética. O uso da câmara, o uso do S-Log e de uma paleta cromática quente e neutra, aliado ao color grading, garantiu unidade visual entre materiais filmados em condições diversas. O projeto contribui para a compreensão do papel da direção de fotografia no cinema documental, em produções independes e sublinha a importância da flexibilidade criativa para transformar imprevistos em oportunidades narrativas.This project investigates the role of the Director of Photography in documentary filmmaking within uncontrolled environments, using the short film Fora as a case study. The work combines a theoretical approach, focused on the analysis of authors such as John Alton, Vittorio Storaro, Néstor Almendros, with a practical component that applies these concepts during the film’s shooting and post-production. The literature review highlighted that, in documentary filmmaking, cinematography is not limited to recording reality but assumes an interpretive and narrative role, using light, color and framing to reinforce emotions and meanings. The study also examined the technical and ethical challenges arising from unpredictable contexts. In practice, “Fora” portrays the life of the Queer community in Lamego, balancing intimacy with visual coherence. The use of the Sony FS5 camera, S-Log profile and a warm yet neutral color palette, complemented by color grading, ensured visual unity among footage captured in diverse conditions. This project contributes to the understanding of cinematography in independent documentary productions and emphasizes the importance of creative flexibility in transforming unforeseen events into narrative opportunities.porDireção de fotografiaCinema documentalAmbientes não controláveisColor gradingComunidade queerDirector of photographyDocumentary cinemaUncontrolled environmentsColor gradingQueer communityDireção de fotografia documental na curta-metragem “Fora”: direção de fotografia em cinema documental em ambientes não controláveismaster thesis204047986