Bastos, A.Costa, Alexandra R.2022-05-102022-05-102021-04978-972-745-292-7http://hdl.handle.net/10400.22/20486Introdução: De acordo com Pryce-Jones (2010) a felicidade no trabalho é uma atitude que permite a cada colaborador maximizar o seu desempenho e atingir o seu potencial. Este mindset é alcançável através da consciência dos pontos positivos e negativos aquando do trabalho individual ou em grupo. Para a autora a forma como as organizações irão responder às novas abordagens que vão surgindo em contexto organizacional, como é ocaso da felicidade no trabalho, ditará a sua sobrevivência e futura prosperidade. Independentemente do setor, nacionalidade, produto, serviço ou status o importante é envolver os colaboradores em torno de algo prático e que produza resultados reais. Por outro lado, a existência de colaboradores motivados e satisfeitos constitui a chave de sucesso para a organização, efeito este que foi estudado por autores como Wright e Cronpanzano (2004). Com o estudo desenvolvido por estes autores, foi possível registar e analisar quais as consequências positivas advindas de emoções positivas dos colaboradores. Assim sendo, parece ser possível supor que uma força de trabalho e um ambiente organizacional saudáveis poderão constituir fonte de vantagem competitiva para as organizações.porContexto laboralSatisfaçãoFelicidadeContextos de trabalho saudáveis, satisfação e flexibilidade no trabalhoconference object