Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosAzevedo, Ana Isabel Rojão LourençoCarvalho, Diogo Freitas de2025-02-062025-02-062024-12-022025-02-06http://hdl.handle.net/10400.22/29382O presente estudo, intitulado de O impacto do Business Intelligence na Logística no contexto do Negócio Eletrónico, está centrado na verificação da possível existência de uma relação entre a tecnologia/ferramentas de Business Intelligence e a área da Logística, pretendendo-se averiguar se a sua implementação pode influenciar a logística em empresas de diferentes setores de atividade económica. Foram definidos objetivos para este estudo que passam por compreender o funcionamento das ferramentas de Business Intelligence nos processos logísticos das empresas e, ainda, investigar sobre a indústria de Third-Party Logistics, averiguando-se a contratação de empresas externas num serviço de logística e como este processo logístico é procurado ou requisitado pelas empresas. A revisão da literatura focou-se, sobretudo, na área de Business Intelligence, de Logística e de Third-Party Logistics, identificando estes conceitos, os seus objetivos e como estes diferentes campos estão interligados. Além disso, são apresentadas informações sobre as aplicações com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação que são utilizadas nos processos logísticos nos mais diversos setores empresariais. Este estudo foi desenvolvido através de uma metodologia qualitativa, baseada em respostas a questões enviadas a profissionais de diversos setores com experiência nas tecnologias. Foram analisados resultados que permitiram verificar como é que as ferramentas são implementadas, assim como as vantagens e as dificuldades sentidas. Os resultados, permitiram compreender os motivos de contratação de empresas externas para o tratamento de processos logísticos da empresa, nomeadamente a falta de capacidade logística dos fornecedores, e que tipo de benefícios pode trazer esse tipo de serviço, como a manutenção de “safety stocks” e a prevenção de paragens na produção.This study, entitled The Impact of Business Intelligence on Logistics in the Context of Electronic Business, is centred on verifying the possible existence of a relationship between Business Intelligence technology/tools and the area of Logistics, with the aim of ascertaining whether its implementation can influence logistics in companies from different sectors of economic activity. The objectives of this study were to understand how business intelligence tools work in companies' logistics processes and also to investigate the Third-Party Logistics industry, looking into the contracting of external companies in a logistics service and how this logistics process is sought or requested by companies. The literature review focussed mainly on Business Intelligence, Logistics and Third-Party Logistics, identifying these concepts, their objectives and how these different fields are interconnected. In addition, information is presented on applications based on Information and Communication Technologies that are used in logistics processes in the most diverse business sectors. This study was carried out using a qualitative methodology, based on responses to questions sent to professionals from different sectors with experience in the technologies. The results were analysed to see how the tools are implemented, as well as the advantages and difficulties experienced. The results made it possible to understand the reasons for hiring external companies to handle the company's logistics processes, namely the lack of logistics capacity of suppliers, and what kind of benefits this type of service can bring, such as maintaining safety stocks and preventing production stoppages.porBusiness IntelligenceLogísticaNegócio eletrónicoThird-Party LogisticsBusiness intelligenceLogisticsE-commerceThird-party logisticsO impacto do Business Intelligence na logística no contexto do negócio eletrónicomaster thesis203802012