Salaheddin, OdehAlves, JoaquimAlves, Gustavo R.Anabtawi, MahasenJazi, MahranArekat, MahmoudGustavsson, Ingvar2017-03-072014http://hdl.handle.net/10400.22/9564Os laboratórios de ciência e engenharia desempenham um papel fundamental na demostração de conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos será possível partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço, sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter sido suficiente. Neste artigo são relatadas as experiências com a aplicação de VISIR na Universidade de Al-Quds. São também mostrados os resultados da avaliação efetuada à sua adequabilidade como elemento complementar aos laboratórios tradicionais. O questionário para a interação com os estudantes inclui perguntas de pesquisa, com o objetivo de medir os critérios de avaliação: utilidade e satisfação, sensação de realidade/imersão e usabilidade.porVISIRLaboratório-remotoAplicaçãoAvaliaçãoCritérios de projectoExperiências da Aplicação de VISIR na Universidade de Al-Qudsconference object10.1109/REV.2014.6784186