Santos, José de FreitasRibeiro, J. Cadima2013-10-302013-10-3020051646-1029http://hdl.handle.net/10400.22/2470O crescimento da concorrência internacional pela captação de lnvestimento Directo externo (IDE) deixa transparecer o interesse dos países e regiões por um instrumento que pode canalizar recursos externos importantes para o seu crescimento económico. Na atracção deste investimento, atribui-se tradicionalmente grande relevância à dotação do país/região de acolhimento em factores produtivos básicos e ao regime público de incentivos praticado, desvalorizando-se, amiúde, o processo de tomada de decisão por parte do investidor. Sabe-se, entretanto, que nesse processo, de natureza interactiva, as redes (sociais, intra-empresariais, inter-empresariais e institucionais) desempenham um papel estratégico de mediação na recolha, selecção e processamento da informação sobre os países/regiões de acolhimento. Os mecanismos de formação e actuação destas redes no processo de atracção de IDE são analisados neste artigo.porRedes (sociais, intra-empresariais, inter-empresariais e institucionais)desenvolvimento regionalinvestimento directo estrangeiroRedes e investimento directo estrangeirojournal article10.26537/rebules.v0i2.765