Pinto, MartaMagina, EugéniaCunha, Maria João2022-01-142022-01-142020-09Pinto, M., Magina, E., & Cunha, M. J. (2020). Competências profissionais na intervenção com as famílias: formação dos terapeutas da fala na Escola Superior de Saúde – P. Porto. 3ª Reunião Internacional Rede Académica das Ciências da Saúde da lusofonia, 194. https://revsalus.racslusofonia.org/wp-content/uploads/2020/09/RACS_Suplemento_n2_Setembro2020_AF.pdf2184-4860http://hdl.handle.net/10400.22/19508A participação da família é vista na atualidade como uma componente essencial do processo de intervenção de forma a promover o desenvolvimento da criança e reforçar a sua confiança e as suas competências. Também a mais recente legislação reforça a importância do envolvimento e da decisão informada da família em todas as fases do apoio ao seu filho (DL 281/2009). Com as práticas centradas na família os terapeutas da fala são agora desafiados a envolver as famílias na intervenção e a permitir-lhes o papel principal na tomada de decisão. Assumir estes desafios implica profissionais com conhecimento e preparação. Tem sido preocupação da Área Técnico Científica de Terapêutica da Fala da ESS|P.PORTO formar futuros profissionais que utilizem abordagens atuais, que potenciem práticas participativas das famílias.porEnsino em Terapia da FalaCompetência profissionalTrabalho com famíliasCompetências profissionais na intervenção com as famílias: formação dos terapeutas da fala na Escola Superior de Saúde – P. Portoconference object