Silva, Manuela Vieira daSantos, Joana Carvalho dosAlves, Sandra Maria de Carvalho2025-02-272025-02-272024-11-282024-11-28http://hdl.handle.net/10400.22/29742Estamos continuamente expostos aos riscos que a má qualidade do ar exterior poderá apresentar. Amplificando esse risco, pela quantidade de tempo que passamos no interior de edifícios, cada vez maior, onde o nível de poluição pode ser até 2 a 5 vezes superiores ao do ar exterior. Este risco favorece o aparecimento de doenças respiratórias e/ ou alérgicas, como rinite alérgica, conjuntivite e asma, sobretudo em grupos vulneráveis como crianças, idosos ou doentes. Neste trabalho foram estudados edifícios escolares com o objetivo de caracterizar a QAI, ao nível do perfil microbiológico. Foram selecionados e monitorizados, 8 edifícios escolares, pra os parâmetros físico-químicos (CO2, PM10, PM2,5) e microbiológicos (fungos e bactérias), realizadas provas de caracterização e identificação bacteriana, segundo o Despacho 1618/2022, de 9 de fevereiros e a NP 4489:2015. Quanto aos parâmetros físico químicos, os resultados foram promissores, encontrando-se todas as escolas em conformidade legal para as PM10, PM2,5, 5 das 8 escolas em conformidade legal para o CO2, e um nível de conforto classificado em elevado a aceitável, quanto à temperatura e % de humidade relativa. Quanto aos parâmetros microbiológicos a maioria apresenta uma carga microbiana no interior superior ao exterior, onde foi possível verificar uma tendência crescente ao longo do dia. As bactérias mesófilas aeróbias isoladas foram identificadas como: Sphingomonas paucimobilis, Pseudomonas aeruginosas, Micrococos Luteus, Enterococcus faecalis, micrococos lylae, staphylococcus epidermis e staphylococcus hominis, que se distribuem em 3% a 26% Gram negativas e 74% a 97% Gram positivas do total das escolas. Face aos resultados obtidos, salienta-se a necessidade de rever o isolamento dos edifícios e os sistemas de ventilação (natural e/ ou mecânica), para melhorar o ratio de renovação do ar, assim como aquisição de um sistema de filtragem de ar, com filtros de alta eficiência (HEPA).porQualidade do arPoluentes atmosféricosCriançasEscolasPatologias respiratórias e microrganismosQualidade do ar interior em edifícios escolares: quantificação e caracterização do Microbiotamaster thesis203874480