Marta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deMarques, Isabel Brito Ferreira2021-07-292021-07-2920212021http://hdl.handle.net/10400.22/18215O presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo.The following internship report was prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, of the second year of the Master´s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, to obtain a Master´s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document intends to reflectively describe and analyze the pedagogical proposals developed in two different educational contexts, mobilizing pedagogical, didactic and scientific knowledge and legal references that anchored the educational action and contributed to the personal development of a kindergarten teacher and a 1st CBE teacher. The contribution of the action-research methodology, whose phases of observation, planning, action and reflection were developed in an interactive dynamic, were essential for a good professional performance. In addition, it is educational agents, providing and sharing knowledge and opinions, which enriched the educational practices and contributed to the formative path of the double profile master´s student.porMetodologia de investigação-açãoTrabalho colaborativoPerfil duploAction-research methodologyCollaborative workDouble profileRelatório de Estágiomaster thesis202775682